Dourados

Guarda Municipal já prepara equipes para Ronda Escolar Comunitária

17/01/2019 13h06

Guarda Municipal já prepara equipes para Ronda Escolar Comunitária

Por: Folha de Dourados
 

Em 2018, pelo menos 9,5 mil visitas foram realizadas em unidades de ensino do município, Estado e da União

A Guarda Municipal de Dourados já está nos preparativos para o início do ano letivo, quando colocará em prática o Programa Ronda Escolar Comunitária. A atuação, que mantém rondas internas e externas nas escolas de Dourados, com a presença constante das viaturas em mais de 50 estabelecimentos de ensino, entre as redes Estadual e Municipal de ensino e escolas particulares, acontecerá nos três turnos.

Conforme o comando, os Guardas Municipais são preparados em metodologias de Policiamento Comunitário e resolução pacífica de conflitos, como meta principal de levar segurança e proteção a toda comunidade escolar. O início do ano letivo está previsto para a terceira semana de fevereiro.

A Ronda Escolar também insere no rol de visitas as instituições federais do Senac, Senai, Sesi, IFMS, Ceep/MS e a instituição particular Seminário Batista Ana Wollermann.

Em 2018, a Guarda realizou 9.558 visitas às unidades e rondas nas proximidades dos estabelecimentos educacionais. Nas escolas foram lavrados 553 boletins de atendimento. Nestes casos, as equipes resolveram o problema no local. Outros 34 boletins de ocorrência foram lavrados, com os infratores encaminhados até a delegacia, nestas ações que envolveram crimes, representando 6% das ocorrências.

Em outubro passado, durante o ato de posse dos 92 guardas municipais aprovados em concurso recente, a prefeita Délia Razuk solicitou a atuação destes novos agentes no reforço das equipes que atuam justamente nas rondas escolares.

À época, o comando destacou que rondas escolares teriam as equipes aumentadas de 2 para 3 guardas em cada visita, e que espaços que antes não recebiam atuação, seriam visitados a partir do fomento ao plantel de guardas.

 

Envie seu Comentário