cinco dicas

Sofre com aftas? Confira algumas dicas para tratá-las em casa

Tomar chá preto, fazer bochechos com água e sal, mascar cravos da índia ajudam a tratar as lesões na boca e bochecha

05/02/2019 11h43 - Por: Folha de Dourados

Clique aqui e curta nossa página no Facebook

A afta é uma lesão na boca que pode surgir nos lábios, bochechas ou língua. As causas específicas não são totalmente definidas, mas algumas situações podem favorecer o aparecimento das aftas, como estresse e ansiedade, uso de aparelhos dentários, consumo de alimentos muito ácidos, bem como imunidade baixa.

Apesar de pequenas, as aftas tendem a ser bem desconfortáveis. O tratamento é de alívio de sintomas e pode ser feito em casa. Confira os produtos mais usados para curar aftas:

  • Chá preto: Os chás são sempre soluções caseiras bem vindas. Bastante usado em casos de dor, o chá preto possui taninos, uma substancia adstringente que ajuda a eliminar resíduos e sujeiras. Basta colocar um sachê na água fervente e deixar esfriar. Quando estiver morno, aplique o sachê de chá na afta por alguns minutos para aliviar a dor.

  • Água morna e sal: O sal tem propriedade anti bactericida, por isso ajuda a desinfetar e acelerar o processo de cicactrização da boca. Basta colocar 1 colher de café de sal em um copo de água morna e fazer bochechos por alguns minutos.

Uma solução caseira famosa era a aplicação de bicarbonato de sódio nas lesões, porque muitos acreditavam que ele ajudava a secar a afta. Contudo, o aconselhável não é aplicá-lo diretamente e sim fazer bochechos parecidos com o de sal. Basta colocar 1 colher de café de bicarbonato de sódio em um copo de água. Repita isso 2 a 3 vezes ao dia. O bicarbonato ajuda a aumentar o pH da saliva.

  • Cravo da índia: Talvez não seja a opção mais convencional, porém funciona. Mascar um cravo da índia ajuda a curar aftas mais rápido, porque ele possui propriedades antissépticas e analgésicas.

  • Leite de magnésia: Gargarejos com leite de magnésia vão ajudar a envelopar a lesão e com isso protegê-la de mais bactérias. Isso acelera o processo de cicatrização. Portanto, misture 1 colher de leite de magnésia em 1 copo de água.

    • Alimentos que devem ser evitados: Comer comida condimentada ou muito ácida não é uma boa ideia. Evite usar também enxaguante bucal com álcool para não aumentar a dor.

As aftas geralmente desaparecem espontaneamente em 7 a 10 dias, não deixando cicatrizes, mas se demorarem demais para cicatrizar, e começarem a surgir de forma frequente, devem ser investigadas por um médico porque as causas podem estar relacionadas a doenças.

Com informações do portal Tua Saúde.

 

Envie seu Comentário