Brasil

Exonerado por Temer, general de origem indígena volta a chefiar Funai

17/01/2019 17h38

Exonerado por Temer, general de origem indígena volta a chefiar Funai

Por: Folha de Dourados
 

General Franklimberg Ribeiro de Freitas voltou a comandar a Funai (Fundação Nacional do índio). De origem indígena, o militar já presidiu o órgão durante o governo de Michel Temer (MDB), entre maio de 2017 e abril de 2018, mas pediu demissão após ser alvo de pressão da bancada ruralista.

Franklimberg foi escolhido pela ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, responsável pelo órgão desde que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) decidiu tirar a Funai das atribuições do Ministério da Justiça. Sua nomeação foi publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União).

A expectativa, segundo dito por assessores de Damares ao G1, é que por ter origem indígena, o nome dele seja bem visto por lideranças indígenas para comandar a fundação. Informações da Funai revelam que o general contribuiu na regulamentação do Estatuto dos Povos Indígenas.

O militar também atuou, conforme a Funai, em ações contra presença de madeireiros, garimpeiros e traficantes de drogas em terras indígenas e, ainda, como assessor parlamentar e de relações institucionais do CMA (Comando Militar da Amazônia). (Midiamax)

 

Envie seu Comentário