Ensino à Distância

Senac EAD promove o empreendedorismo na graduação

Cursos incentivam o desenvolvimento de projetos e ações inovadoras, como o projeto QAula, criado por alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia

28/01/2019 15h28 - Por: Folha de Dourados

Clique aqui e curta nossa página no Facebook

Ao longo dos últimos anos, o ensino a distância permitiu que pessoas que antes não tinham condições de frequentar uma universidade de forma presencial finalmente conquistassem um diploma de ensino superior. Hoje, além da inserção no mundo do trabalho por meio de uma formação de excelência, os cursos de graduação do Senac EAD buscam desenvolver outras habilidades nos alunos, como a de conceber um novo projeto desde seu início e colocá-lo em prática.

Alinhados com as tendências e às exigências do mercado, a graduação prevê desenvolver profissionais dotados de visão estratégica e atitude empreendedora. "Nas aulas, os professores promovem o empreendedorismo e o desenvolvimento de ações inovadoras dos alunos. Esse processo se dá por meio de uma metodologia que une a teoria à prática e que oferece uma vivência ao estudante antes mesmo da conclusão", observa Alcir Vilela Junior, gestor do ensino superior do Senac EAD.

A história de Mariana Nazima e Sergio Yamazaki, egressos do curso de Licenciatura de Pedagogia, é um exemplo desta iniciativa. Eles desenvolveram o Projeto QAula, plataforma de aprendizagem colaborativa que promover o compartilhamento de experiências educacionais entre professores. "O Senac oferece muitas oportunidades e estrutura para desenvolvermos novas ideias. Hoje, por exemplo, recebemos mentoria da instituição que nos orienta a formatar o nosso negócio para o mercado. Com todo esse apoio, tivemos mais segurança para seguir adiante", comemora. Licenciatura em Pedagogia é, inclusive, um dos destaques da graduação do Senac EAD, com nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Tendência de mercado – O foco na capacidade dos alunos em inovar e empreender está de acordo com as atuais exigências do mundo do trabalho, em que há uma revisão nas atividades e na forma de atuar em cada profissão. Para quem quer se destacar no campo profissional, é essencial investir nestas competências, bem como ter um perfil dinâmico e organizado. "A prática da organização é muito desenvolvida no aluno EAD. Afinal, ele deve fazer seus próprios horários e ter disciplina para realizar as tarefas no momento certo, e esse hábito ele leva para sua vida profissional", afirma Alcir.

Networking – O contato entre docentes e alunos ocorre de forma constante e eficiente no Senac EAD por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A plataforma reúne o conteúdo do curso e as ferramentas de interação entre os estudantes, como fóruns de discussão e web-conferências. É neste ambiente em que ocorre o networking, prática cada vez mais valorizada no meio profissional. "Por reunir alunos de diferentes localidades, culturas e realidades, nossos cursos propiciam uma troca de experiências ainda mais rica e diversa", destaca Alcir.

Diferenciais – Uma das ferramentas exclusivas para dar suporte ao aprendizado no Senac EAD é o Programa de Ambientação, que prepara o aluno para atuar no ambiente on-line assim que ingressa na graduação. Além disso, o estudante conta com polos de apoio às atividades presenciais dos cursos. Em cada unidade, há bibliotecas com centenas de títulos e materiais didáticos que podem ser usados em momentos não obrigatórios. Os polos servem ainda para auxiliar as duas avaliações presenciais por semestre, que são exigidas pelo MEC de acordo com o cronograma acadêmico.

Portfólio - O Senac EAD oferece 13 cursos de graduação, que podem ser de tecnologia, bacharelado ou licenciatura, nas áreas de comércio, educação, gestão, meio ambiente e tecnologia da informação, com duração de dois a quatro anos. Para se inscrever, o candidato deve ter o certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.

A excelência de seus cursos colocou o Senac EAD no seleto grupo de instituições, que corresponde a 3% do total avaliadas com nota máxima (5) no Ministério da Educação (MEC). Essa chancela lhe garante reconhecimento nacional por sua tradição na educação profissional, além de sua referência no ensino a distância.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão universitária a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 340 polos presenciais para avaliações de cursos de pós-graduação e 300 para graduação.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presencias que pode ser conferida em www.senac.br.

Serviço

Inscrições para cursos de graduação EAD para o 1º semestre 2019 do Senac EAD

Período: de 24/9/2018 até 17/2/2019

Inscrições exclusivamente pelo site: www.ead.senac.br/graduacao

 

Envie seu Comentário