Desde 1968 - Ano 56

21.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioDouradosMEC derruba Portaria e homem forte de Alan Guedes deverá voltar à...

MEC derruba Portaria e homem forte de Alan Guedes deverá voltar à UFGD

- Advertisement -

O secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, Henrique Sartori, deverá voltar a Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) por força da Portaria 753, de 23 de setembro de 2021, assinada pelo ministro da Educação Milton Ribeiro, revogando uma outra portaria (1.128 de 15 de dezembro de 2015) que trata da cessão de servidores da pasta “em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.

Tido jocosamente entre os vereadores como o “primeiro-ministro” de Dourados, Sartori é professor concursado da UFGD, da qual foi cedido à Prefeitura no começo do ano. Além dele, outros servidores vinculados ao MEC, que trabalham na administração do prefeito Alan Guedes (PP), também terão que retornar ao órgão de origem.

Diz a Portaria de sexta-feira passada: “Art. 1º Revogar a Portaria nº 1.128, de 15 de dezembro de 2015, publicada no Diário Oficial da União de 16 de dezembro de 2015, que dispõe sobre a autorização de cessão de servidores do Ministério da Educação e de suas entidades vinculadas para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação”.

Fonte da Folha de Dourados, próxima ao prefeito, disse que “Alan Guedes poderia aproveitar a deixa e promover uma reforma administrativa para sair das cordas”, aludindo à inércia neste “primeiro ano de mandato marcado por denúncias de corrupção, no caso da farra da publicidade, e na criação da taxa de lixo”.

Além da rejeição junto a vereadores, muitos dos quais da base de sustentação política do prefeito na Câmara, Henrique Sartori estaria “desgastado entre secretários municipais pelos métodos autoritários que utiliza”, afirma a fonte.

Sartori também é acusado de comandar um suposto “gabinete do ódio” para atacar jornalistas, vereadores, empresários, lideranças comunitárias, enfim, todos aqueles que “ousam” discordar dele.

PORTARIA Nº 753, DE 23 DE SETEMBRO DE 2021

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, tendo em vista o que dispõe o art. 93 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, bem como o art. 8º, inciso I, do Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019, e em observância ao art. 17 do Decreto nº 9.144, de 22 de agosto de 2017, resolve:

Art. 1º Revogar a Portaria nº 1.128, de 15 de dezembro de 2015, publicada no Diário Oficial da União de 16 de dezembro de 2015, que dispõe sobre a autorização de cessão de servidores do Ministério da Educação e de suas entidades vinculadas para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MILTON RIBEIRO

Leia a portaria nº 1.128, de 15 de dezembro de 2015

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -