07/03/2018 07h23

Aliados e adversários torcem pela candidatura de Geraldo ao Senado

Por: Folha de Dourados
 
 
Geraldo e Délia ensaiam uma reaproximação - bom para Dourados - Geraldo e Délia ensaiam uma reaproximação - bom para Dourados -

José Henrique Marques

Que o obstinado Geraldo Resende deseja galgar cargos mais elevados na política ninguém duvida. Em sua primeira tentativa de administrar o município, onde aportou ainda criança vindo de Minas Gerais, perdeu para Délia Razuk (PR) nas eleições de 2016. Mas, como fênix ressurge em 2018 candidato potencial de Dourados e região ao Senado Federal, amparado nos mais de 40 mil votos que recebeu na derrota (em disputa acirrada) para atual prefeita e na longa folha de serviços prestados (catalizador de recursos e não de legislador) como deputado federal.

Como nas eleições de 7 de outubro serão eleitos 2/3 dos membros do Senado, ou dois candidatos por Estado, Geraldo se lançou com apoio do PSDB de Dourados, e agora disputa com os secretários de Estado Eduardo Riedel e Marcelo Miglioli uma das vagas do partido, já que a segunda deverá ser negociada na formação da aliança que defenderá a reeleição do governador tucano Reinaldo Azambuja.

Para ser o "senador de Dourados", Geraldo Resende sinaliza um armísticio com Délia Razuk, com quem já fez política no MDB. A vontade de reaproximação é recíproca e é o que povo douradense deseja nesse momento de muita dificuldade financeira num município que precisa de recursos para, por exemplo, vencer os buracos nas ruas e problemas na saúde que se arrastam há mais de uma década. Um senador é muito mais poderoso do que um deputado federal.

Dependendo dos arranjos as duas vagas podem ser destinadas a aliados de ocasião de Reinaldo Azambuja, já que establishment regional sonha com um chapão abrigando o PDT do juiz aposentado Odilon de Oliveira, o MDB do ex-governador André Puccinelli e o PSD do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad. Nesse caso, bye-bye à aspiração de Geraldo Resende.

Além do chapão, Geraldo Resende tem outra ameaça - essa caseira: o ex-prefeito Murilo Zauith, cotadíssimo para trocar o PSB pelo PSD e compor a chapa como vice ou senador de Reinaldo, numa articulação de Marquinhos Trad. Dourados tem colégio eleitoral numeroso e importância regional em Mato Grosso do Sul, mas não para emplacar dois candidatos majoritários numa mesma chapa.

Nesse ínterim, aliados e adversários de Geraldo Resende torcem pela candidatura dele ao Senado – vencer, talvez, nem tanto. Estão de olho no vácuo que surgirá no eleitorado que poderá ficar órfão de um deputado federal. Dourados já teve três representantes na Câmara dos Deputados.

Sem Geraldo Resende à busca de mais um mandato, o ex-deputado federal e atual vereador Marçal Filho (PSDB) topa trocar a Assembleia Legislativa por Brasília. Cresce a chance de outro vereador, Elias Ishy (PT), que visualiza o espaço deixado por João Grandão (PT), hoje deputado estadual, e no eleitorado cativo petista. Potencializa a candidatura de George Takimoto (PDT de malas prontas para o MDB), que já decidiu deixar a AL e voltar à capital federal, onde já exerceu mandato. É ainda um prato cheio para a liderança em ascensão de José Carlos Barbosinha (PSB), que ao invés de buscar à reeleição pode engatar um projeto rumo a Brasília. Também infla a postulação do vice-prefeito de Dourados Marisvaldo Zeuli (PPS) que sonha trabalhar no salão verde do Congresso.

A eventual mudança de rumo nos projetos políticos de Marçal, Barbosinha e Takimoto com o "fator Geraldo" abre também espaços para o ex-deputado Valdenir Machado, os vereadores Sergio Nogueira e Idenor Machado (os três tucanos), e o vereador do PPS Silas Zanata de chegar à AL, além de outras lideranças douradenses que avaliam a possibilidade de disputar às próximas eleições. Então, todos por Geraldo Resende. Uma proeza se tratando do polêmico e controverso parlamentar.

 

Envie seu Comentário

 

Notícias

Política
Esporte
Educação
Dourados
Estado&Região
Economia
Polícia
Geral
Meio Ambiente
Rural
Tecnologia
Brasil&Mundo
Cultura
Curiosidade
Entretenimento
Saúde
Turismo
Religião
Mídia
Ciências

Colunistas

Culturalmente Falando
Cleiton Zóia Münchow
Rebecca Loise
Antenado
Enfoque
Consciência Cósmica
Gastronomia
Informe Vet
Falando de Cinema
Aniversariantes
Salada Mista
Victor Teixeira
Waldir Guerra

+ Canais

Entrevistas
Charges
Vídeos
Eventos

Expediente

Sobre Nós
Anuncie
Trabalhe Conosco
Termos de Uso