Desde 1968 - Ano 56

25.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioBrasilMPF acompanha investigações dos assassinatos de ambientalistas em São Félix do Xingu;...

MPF acompanha investigações dos assassinatos de ambientalistas em São Félix do Xingu; outros 62 casos não foram solucionados

- Advertisement -

O Ministério Público Federal (MPF) deu início, nesta sexta-feira, ao acompanhamento das investigações de um triplo homicídio contra uma família de ambientalistas em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará. José Gomes, conhecido como Zé do Lago, a mulher Márcia Nunes Lisboa e a filha Joene Nunes Lisboa foram encontrados mortos no último dia 11, com marcas de tiro.Pai, mãe e filha viviam há mais de 20 anos na região conhecida como Cachoeira da Mucura e desenvolviam um projeto ambiental de proteção de quelônios, repovoando as águas do Xingu com filhotes de tartarugas. O corpo de Mércia foi encontrado boiando no rio, enquanto os corpos do esposo e da filha estavam nas proximidades da casa onde moravam os três. Segundo a polícia, o assassinato pode ter ocorrido cerca de três dias antes dos corpos serem encontrados, devido ao estágio avançado de decomposição.

Em nota, o MPF afirmou que “os fatos são de extrema gravidade e se inserem em um contexto de reiterados ataques a ambientalistas e defensores de direitos humanos no país”.

A Polícia Civil do Pará também acompanha as investigações e informou ao GLOBO que “uma equipe está realizando diligências na região para localizar os autores do triplo homicídio”. Informações que auxiliem no esclarecimento do fato podem ser repassadas à corporação através do Disque-denúncia, 181.

Nesta quinta-feira, mais de 50 entidades e movimentos sociais divulgaram uma carta pública cobrando rapidez nas investigações e responsabilização dos envolvidos. Dados levantados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) mostram que nas últimas quatro décadas cerca de 62 trabalhadores rurais e lideranças em conflitos de terra no município de São Félix do Xingu foram assassinados. Até o momento, nenhum dos casos foi solucionado.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -