fbpx

Desde 1968 - Ano 56

18 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioCulturaUBU de Artes Cênicas: alvo de fake news e censura em MS,...

UBU de Artes Cênicas: alvo de fake news e censura em MS, grupo se apresenta em Dourados  

- Advertisement -

Franklin Schmalz –

O grupo UBU de Artes Cênicas com o projeto  “UBU Trans – Transformando Caminhos e Fronteiras”, que está sendo alvo de fake news pela extrema direita, provocando cancelamento de apresentações em municípios do Estado, estará em Dourados neste sábado (04) e domingo (05).

Indivíduos iniciaram uma campanha de inverdades para censurar as apresentações teatrais previstas para acontecer de 30 de abril a 7 de maio em 9 municípios do Mato Grosso do Sul. Como resultado,as prefeituras de Laguna Carapã, Amambai, Coronel Sapucaia e Paranhos cancelaram as apresentações.

Entre os perfis que inflamaram a campanha de censura, está o ex-deputado estadual Rafael Tavares, cassado em fevereiro de 2024 por fraude eleitoral. Em vídeo em suas redes sociais, o ex-deputado disse se tratar de um “evento LGBT” e denunciou o financiamento público vindo do governo estadual.

Ocorre que não somente Rafael Tavares, mas demais mal intencionados, estão associando a palavra “Trans” presente no nome do grupo de teatro, ao termo transexualidade e à comunidade LGBTQIA. Além de advogar que se trata de um evento para disseminar a “ideologia de gênero”.

Anderson Bosh, diretor sul-mato-grossense e fundador do Grupo Ubu de Artes Cênicas declarou para o portal Teatrinet que “É importante esclarecer que algumas pessoas estão lendo trans como transexualidade e travesti, mas no nosso projeto trans é de trânsito e transformação. O projeto Ubu Trans surgiu em 2020 diante de um governo que estava massacrando os artistas e em meio a pandemia nos submeteu a situação de fome, em que os municípios do interior eram os mais afetados com a ausência de arte”.

O projeto UBU Trans propõe levar oficinas e workshops pra educadores em cidades de faixa de fronteira, além das apresentações das peças teatrais “Uma Moça da Cidade” e “Pelega e Porca Prenha – episódio: Na Mata do Pequi”. O projeto concorreu e foi aprovado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC) de 2021, da Fundação Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

A campanha de difamação gerou repercussões e a própria Fundação do Cultura emitiu nota de esclarecimento e, em um dos trechos, desmente o ex-deputado: “No projeto o termo Trans, diferente do que foi dito pelo ex-deputado, não tem nenhuma relação com a questão LGBTQIA+, mas, sim, refere-se ao trans de ‘transformando’, de transformar caminhos e fronteiras e de ‘transportar’, é transportar a visão dos educadores e do público para além do que se considera inatingível, posto e permanente.”

Apresentação em Dourados

Em parceria com o espaço Sucata Cultural, o Grupo Ubu de Artes Cênicas fará apresentações com entrada gratuita em Dourados neste final de semana, acompanhe a agenda:

Sábado,04/05

19 horas : Peça “UMA MOÇA DA CIDADE” – Classificação 10 anos

Domingo, 05/05 –

17 horas: Peça “PELEGA E PORCA PRENHA” – Classificação livre/infantil

19 horas: Peça “UMA MOÇA DA CIDADE” – Classificação 10 anos

O Sucata Cultural fica localizado na Rua Onófre Pereira de Matos, 815. 

UBU de Artes Cênicas: alvo de fake news e censura em MS, grupo se apresenta em Dourados  
- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -