Desde 1968 - Ano 56

21.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolíticaTemperatura em alta, ‘bicudas’ alvoroçadas, pulando pela janela, ‘Vila do Abandono’

Temperatura em alta, ‘bicudas’ alvoroçadas, pulando pela janela, ‘Vila do Abandono’

- Advertisement -

Da Redação da Folha de Dourados –

Com a chegada do outono, que começou na quarta-feira (20), a expectativa é de arrefecimento do intenso calor dos últimos tempos. Já na política, a situação deve ser inversa: as articulações devem e intensificar e os acertos tendem a “esquentar” cada vez mais, até o início da campanha eleitoral; para os atuais vereadores que querem disputar a reeleição, trocas de partidos são permitidas pela legislação dentro da chamada “janela partidária”.

********

Por falar em alta voltagem política, o “vuco-vuco” que Dourados viveu, na semana passada com a filiação do ex-deputado e radialista Marçal Filho ao PSDB, deve se repetir na próxima sexta-feira (22). O Encontro PSDB Mulheres 2024, sob a batuta da presidente estadual, deputada Lia Nogueira, promete trazer à cidade a presidente do PSDB Mulheres Nacional e prefeita de Palmas (TO) Cinthia Ribeiro. Também deverão estar presentes a presidente do Tucanafro Nacional Gabriela Cruz; a primeira dama de MS Mônica Riedel, além da ex-senadora Marisa Serrano.

********

O encontro PSDB Mulheres 2024 será às 18 horas de amanhã (22), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED). O tema será “Protagonismo da Mulher na Política”. Organizadores (as) garantem a participação também de representantes de movimentos sociais, entidades e da sociedade civil em geral.

********

A permissão para troca de partidos para os vereadoras e vereadores que desejam mudar de partido começou no último dia 7 deste mês (março) e vai até o dia 5 de abril. Nesse caso, o futuro candidato não corre o risco de perder o mandato atual. A janela partidária está previsto na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95) e beneficia candidatas e candidatos eleitos em pleitos proporcionais (vereadores, deputados estaduais, federais e distritais) e que estão em fim de mandato.

********

Repercutiu bastante a entrevista que o ex-prefeito Braz Melo concedeu a esta Folha na semana passada. Atento observador da vida douradense, o ex-mandatário distribuiu observações ácidas à esquerda e à direita. Sobre as conversas entre partidos e pré-candidatos, disse acreditar que o quadro deve mudar muito ainda. Inclusive, quem ainda não leu e quiser acessar a entrevista, pode fazê-lo no link: https://www.folhadedourados.com.br/braz-melo-nao-imagino-o-marcal-fora-do-programa-de-radio-mdb-vai-indicar-o-vice/

********

O presidente da Câmara Municipal de Dourados, vereador Laudir Munaretto (MDB) está cobrando, da Prefeitura, informações sobre a conclusão das obras de reforma do aeroporto “Francisco de Mattos Pereira”.  Durante recente sessão, Laudir perguntou: se a checagem da qualidade e absorção da pista foi concluída; se a sinalização e colocação de balizas na pista foram finalizadas; qual é o status da homologação no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) e Agência Nacional de Aviação Civil Anac; e qual a previsão para a liberação da pista.

********

Tudo indica que as obras de quatro academias da saúde, que estão abandonadas em vários pontos de Dourados, deverão ser retomadas e concluídas nos próximos meses. Há poucos dias, essa Folha alertou que o Ministério da Saúde tinha aberto prazo até o dia 15 deste mês (março) para o Município manifestar interesse na conclusão. Muito bom para a população que a Prefeitura aproveite essa oportunidade, porque existe a possibilidade de realocação de recursos federais para tanto.

********

Por falar em obras abandonadas, dá vontade de chorar quando se vê como está a estrutura na Reserva Indígena de Dourados, denominada “Vila Olímpica Indígena”. Construída na década de 2010 com recursos carreados pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB) e pelo então deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), a paisagem hoje é só desolação. Tudo quebrado, sem manutenção e, por isso mesmo, sem condições de uso. O parlamentar, por sua vez, diz que está lutando por uma recuperação do espaço.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -