fbpx

Desde 1968 - Ano 56

20.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolíticaNovela 'aeroporto', Expoagro, frustração bolsonarista, Barbosinha e fake news

Novela ‘aeroporto’, Expoagro, frustração bolsonarista, Barbosinha e fake news

- Advertisement -

Redação Folha de Dourados –

Política e agro

A três dias do seu início, a Exposição Agropecuária de Dourados (58ª Expoagro) é assunto obrigatório para a economia, mas também para a política. Explica-se: produtores rurais e políticos aguardavam com ansiedade a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro ao evento, nos próximos dias 14 e 15. A expectativa era que o ex-mandatário iria definir os rumos do PL douradense: se terá candidatura própria, se vai apoiar o atual prefeito Alan Guedes (PP) ou até mesmo o ex-deputado Marçal Filho (PSDB). Com a agenda adiada, toda essa situação fica em “stand by”.

“Gordinho” antenado

O cancelamento da agenda de Bolsonaro a Dourados foi comunicado à Folha de Dourados pelo deputado federal Rodolfo Nogueira, o “Gordinho do Bolsonaro”, presidente do PL douradense. O motivo é a internação do ex-presidente no Hospital Vila Nova Star, de São Paulo. O ex-presidente sofre com dores intestinais e também padece de uma eripsela (infecção na pele). Viagens programadas para os municípios mineiros de Divinópolis, Contagem e Belo Horizonte também foram canceladas.

“Magoei”…

A agenda de Bolsonaro em Dourados previa, além de palestra na 58ª Expoagro, conversações políticas, uma motociata, carreata e cavalgada. Lideranças bolsonarista de toda a região também eram aguardadas nos eventos programados para o ex-presidente. O cancelamento frustra muitos pré-candidatos que gostariam de tirar as tradicionais fotos para uso nas redes sociais e nos materiais da pré-campanha.

Me chama que eu vou

“Vem Del”. Este é o slogan da pré-campanha do ex-senador e ex-ministro das Minas e Energia, Delcídio do Amaral, que pretende disputar as eleições para a Prefeitura de Corumbá este ano, oito anos após a sua cassação no Senado. O design gráfico foi publicado recentemente em suas redes sociais, usando, predominantemente, as cores verde e amarelo. Corumbá é a cidade natal do ex-petista.

Lei “Liandra da Saúde”

Importante lei na área da saúde, proposta pela vereadora Liandra da Saúde (PSDB), foi aprovada pela Câmara de Vereadores. A matéria reconhece as pessoas que tenham fibromialgia com os mesmos direitos e garantias das pessoas com deficiência. Com a aprovação unânime dos vereadores em segunda discussão e votação, o projeto agora aguarda a sanção do executivo para a lei entrar em vigor.

Vacina para todos

Por falar em saúde, muita gente ainda não sabe, mas a vacina contra influenza (gripe), está liberada para todas as pessoas acima de seis meses em Dourados. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e nas ações especiais que estão sendo feitas em relação à vacinação contra a dengue. As duas vacinas, porém, segundo orientação do Ministério da Saúde, não podem ser aplicadas simultaneamente.

Final feliz?

Mais um capítulo em relação à “novela” chamada aeroporto de Dourados foi apresentado no dia 30 de abril passado. A Prefeitura publicou edital contendo “autorização de autoridade competente” (no caso, o prefeito Alan Guedes) para a contratação da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), que fará a gestão e operação do aeródromo douradense. A contratação autorizada foi com dispensa de licitação, pelo valor de R$ 9.649.194,69 por um período não informado no edital. A torcida da população é que essa novela, embora longa, tenha um final feliz.

Robôs proibidos

Uma lei interessante, de iniciativa do deputado Pedrossian Neto (PSD) entrou em vigor em Mato Grosso do Sul. De agora em diante, estão proibidas em todo o Estado ações ativas de telemarketing via ligação telefônica realizada por robôs, bots ou por programa de software que execute tarefas automatizadas, repetitivas e predefinidas para essa finalidade. O descumprimento da lei sujeitará o infrator às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor e no Decreto 15.647 de 2021. Com o advento da Inteligência Artificial, legisladores de todo o mundo terão muita tarefa pela frente: adequar suas legislações à modernidade tecnológica.

Burrice artificial

Ainda falando em Inteligência Artificial (IA), os futuros candidatos nas eleições desse ano que pretendem usar essa ferramenta para espalhar “fake News” e atacar os adversários com fatos enganosos, coloquem as barbas de molho. Quem se atrever a usar desses expedientes, em vez de convencer o eleitor com propostas de trabalho, estará usando, na verdade, “burrice artificial” na sua campanha. A justiça eleitoral estará atenta, e inclusive o Tribunal Superior Eleitoral já regulamentou o uso da IA na propaganda de partidos, coligações, federações partidárias, candidatas e candidatos nas eleições municipais deste ano.

Xô, faknews

A Resolução nº 23.610/2019, do TSE que trata de propaganda eleitoral foi atualizada e agora traz diversas restrições: proibição das deepfakes; obrigação de aviso sobre o uso de IA na propaganda eleitoral; restrição do emprego de robôs para intermediar contato com o eleitor (a campanha não pode simular diálogo com candidato ou qualquer outra pessoa); e responsabilização das big techs que não retirarem do ar, imediatamente, conteúdos com desinformação, discurso de ódio, ideologia nazista e fascista, além dos antidemocráticos, racistas e homofóbicos.

Barbosinha governador

Por pelo menos quatro dias, José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), novamente será governador de Mato Grosso do Sul na semana que vem. É que o titular Eduardo Riedel vai para Nova York no próximo dia 12, seguindo em viagem nos Estados Unidos até o dia 15 deste mês. Na vez anterior em que assumiu o governo, Barbosinha realizou uma extensa agenda de trabalho, tendo lançado, inclusive, no dia 12 de abril, a terceira etapa de construção do Hospital Regional de Dourados. A obra começou três dias depois e segue “de vento em popa”.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -