fbpx

Desde 1968 - Ano 56

24.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolíciaModelo, influencer e suposta narcotraficante: conheça Emma Coronel, mulher de El Chapo

Modelo, influencer e suposta narcotraficante: conheça Emma Coronel, mulher de El Chapo

- Advertisement -

Rainha do festival do café e da goiaba de um povoado mexicano aos 17 anos. A partir dos 18, esposa do traficante de drogas mais poderoso do mundo, “Chapo” Guzmán. Modelo, influenciadora, estilista, estrela de reality show e, segundo o governo dos Estados Unidos, traficante de drogas.

Quem realmente é Emma Coronel Aispuro, 31, presa pelos crimes de tráfico de drogas e cumplicidade nos Estados Unidos nesta semana?

Sua vida, cercada de mistérios, tem sido objeto de fascínio desde que Coronel, 32 anos mais jovem que seu marido, tornou-se uma figura-chave no julgamento de Joaquín “Chapo” Guzmán em Nova York, há dois anos, que culminou em uma sentença de prisão perpétua do poderoso ex-chefe do cartel de Sinaloa.

Alta e com longos cabelos pretos lisos, vestida com roupas justas e saltos altos, e muito maquiada, Coronel sorriu e mandou beijos a Chapo da segunda fila do tribunal quase todos os dias durante três meses. Era o único contato possível, já que as autoridades a proibiram de visitar ou telefonar para o marido na prisão – e a juíza nem mesmo permitiu que se abraçassem uma última vez no tribunal.

Por vezes, ela levava as gêmeas, Emali Guadalupe e María Joaquina, então com 7 anos, ao tribunal para que pudessem ver o pai. Às vezes publicava em suas redes sociais as fotos que a imprensa tirava dela ao entrar na corte, ou modelando, esquiando ou bebendo vinho.

Enquanto El Chapo aguardava seu julgamento, Coronel compartilhou no Instagram fotos de uma luxuosa festa de aniversário de suas filhas, inspirada na boneca Barbie. De onde vem o dinheiro? Muitos se perguntaram quando nem os EUA e nem o governo mexicano conseguiram apreender sequer um peso de Chapo, que forjou um império de US$ 14 bilhões, segundo Washington.

Cumplicidade

Durante o julgamento, Dámaso López Núñez, vulgo “Licenciado”, ex-chefe de uma prisão mexicana que depois trabalhou para El Chapo e mais tarde colaborou com a promotoria, contou como Coronel ajudou o marido a escapar do presídio de Altiplano, em 2015, com uma motocicleta em um túnel de 1,5 km cavado sob um chuveiro, e a planejar uma segunda fuga após sua captura um ano depois.

Mais uma vez, os promotores revelaram mensagens de texto nas quais El Chapo pedia que ela escondesse suas armas antes de uma operação policial.

A acusação também divulgou uma ligação interceptada entre Coronel e El Chapo, na qual ela passa o telefone para o pai, Inés Coronel Barreras, para que El Chapo o aconselhasse na travessia de drogas na fronteira com os Estados Unidos.

“Por que Coronel ainda não foi acusada?”, perguntavam-se os jornalistas que cobriam o julgamento. Os promotores nunca responderam, mas já estavam investigando a modelo.

Um dia, quando uma amante de El Chapo prestou testemunho entre lágrimas, Emma Coronel e o marido deixaram todos boquiabertos no tribunal ao aparecerem vestidos da mesma forma, ambos com calças pretas, uma camisa branca e uma jaqueta de veludo bordô, em um dramático sinal de união e desprezo pela “outra”.

Milhares de fãs da “Rainha”

Coronel, também sobrinha do falecido Ignacio “Nacho” Coronel, outro chefe do cartel de Sinaloa, nasceu em 2 de julho de 1989 na Califórnia, mas passou a maior parte de sua vida no México.

Poucos meses antes da sentença de Chapo, em julho de 2019, Coronel anunciou no Instagram o lançamento de uma linha de roupas que levaria o nome do marido e suas iniciais, JGL. “É meu objetivo promover o meu estilo e o de Joaquín”, disse ela.

Após a sentença, ela participou do polêmico programa de televisão “Crew Cartel” (que pode ser traduzido para “Membros do Cartel”), que acompanha a vida de um grupo de parentes de grandes traficantes de drogas que tentam ganhar a vida legalmente.

Coronel tem centenas de milhares de simpatizantes. No YouTube, há tutoriais de beleza com dicas de como se maquiar e fazer os penteados da modelo, e no Instagram há várias contas com fotos dela, inclusive uma de fãs que diz “Uma Rainha nunca terá concorrência”.

Para a opinião pública, Coronel se apresentou como uma boa esposa, apesar das inúmeras infidelidades de seu marido. Ela nunca falou em drogas, mas também não escondeu sua admiração por El Chapo, descrito como um traficante implacável com seus rivais e um assassino sangrento por 56 testemunhas no julgamento.

Ele é “um excelente pai, amigo, irmão, filho, parceiro”, disse ela na conclusão do julgamento.

Coronel se declara inocente das acusações de tráfico de drogas e cumplicidade, disseram à AFP seus advogados Jeffrey Lichtman e Mariel Colón Miró, os mesmos advogados que defenderam seu marido em julgamento. Ela hoje está em uma prisão em Alexandria, na Virgínia, cidade vizinha a Washington.

Sua última foto no Instagram a mostra inocente, infantil: loira, desfilando em um vestido de noiva de renda branca e de olhos fechados, como se dormisse em pé. (Extra)

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -