Embrapa faz pré-lançamento de cultivar de soja no Showtec
Rural – 14/02/2008
Durante a 12ª edição do Showtec 2008, realizado na Fundação MS em Maracaju-MS, de 13 a 15 de fevereiro, a Embrapa Agropecuária Oeste, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está apresentando em seu estande tecnologias visando, cada vez mais, melhorar a vida do produtor.
A abertura do evento contou com a presença do governador do Estado, deputados estaduais, prefeitos e vereadores de vários municípios do Estado representando o poder público, instituições de ensino e centros de pesquisa, empresários, profissionais de áreas ligadas ao setor agropecuário, além de um número expressivo de produtores.
O governador André Puccinelli em seu discurso reafirmou sua determinação em fazer de Mato Grosso do Sul um estado referencial, na produção agropecuária, sem deixar de lado as demais atividades, além de cobrar serenidade com as parcerias públicas e privadas. “O Estado pode manter a tradição da pecuária de corte e da sojicultura sem precisar ampliar a área de plantio e abrir mão da diversificação, representada pela produção de bicombustíveis, por exemplo. O caminho é inovação tecnológica.”
Durante os três dias, pesquisadores irão debater sobre Consorcio milho safrinha, Pastagem e qualidade do plantio direto; Manejo integrado de pragas do milho safrinha, espécies forrageiras e suas características, entre outras. Na quarta-feira, o entomologista Crébio Ávila, da Embrapa Agropecuária Oeste, debateu o tema “Estratégias para controle de Mosca-branca na cultura da soja”. “Temos que aprender a conviver pois acabar com ela é quase que impossível”, disse ele.
Pré-lançamento
A BRS 285, uma nova cultivar de soja, adaptada as condições climáticas do Mato Grosso do Sul. “É uma cultivar convencional, mais se destaca pela sua resistência ao nematóide de galhas e boa estabilidade produtiva nas diferentes regiões do Mato Grosso do Sul”, explica o pesquisador Carlos Lásaro, melhorista da Embrapa Agropecuária Oeste.
Fonte: Folha de Dourados



