Desde 1968 - Ano 56

23.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioSaúdeCarteiros podem estar disseminando covid-19 nas residências e comércio de Dourados

Carteiros podem estar disseminando covid-19 nas residências e comércio de Dourados

- Advertisement -

Carteiros podem estar transmitindo a covid-19 nas residências e nos estabelecimentos comerciais de Dourados. Ontem (03), cinco trabalhadores do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) dos Correios foram diagnosticados com a doença e há vários outros casos suspeitos.

Ainda que a grande maioria do comércio esteja proibida de abrir as portas por conta do lockdown decretado pelo prefeito Alan Guedes (PP), as correspondências (que podem estar contaminadas) estão sendo entregues.

Embora Dourados esteja em lockdown desde domingo passado, com final previsto para o próximo dia 12, os carteiros estão trabalhando por força de liminar que a direção estadual da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) conseguiu na Justiça.

Com as confirmações e os casos suspeitos, o CDD está interditado hoje e amanhã (05) para que a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército faça a desinfecção do local, que fica anexo à central do Correios, na rua Quintino Bocaiúva, em cujo complexo trabalham cerca de 60 funcionários.

No feriado de ontem os carteiros foram excepcionalmente convocados para trabalhar e vários deles apresentavam sintomas.

Ainda hoje, o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios e Telégrafos e Similares de Mato Grosso do Sul (Sintect-MS) se posicionará através de nota, segundo o vice-presidente Adriano Firmino Teles.

Na terça-feira (01) o Sintec-MS divulgou nota criticando a iniciativa da direção estadual de ir à Justiça e questionou a decisão.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO À DIREÇÃO DOS CORREIOS MS EM RELAÇÃO DE ‘FURAR’ O LOCKDOWN EM DOURADOS-MS

O SINTECT-MS vem a público através deste, repudiar a atitude insensível e irresponsável da direção da ECT em ingressar com ação judicial na justiça Federal em busca de uma liminar para “furar” o lockdown decretado pela prefeitura de Dourados no último dia 28/05.

Na tarde de ontem 31/05, após a ECT ingressar com mandado de segurança contrário à determinação municipal, a justiça Federal concedeu liminar que autoriza os Correios a executarem suas atividades normalmente durante a vigência do Decreto 400 da prefeitura de Dourados. Para embasar a decisão o magistrado citou que as atividades desenvolvidas pelos Correios são consideradas como ´´serviços públicos essenciais“, também foi enfatizado o trabalho relevante dos Correios durante a pandemia, onde o comercio on-line aumentou consideravelmente. Destacou também outros produtos essenciais transportados pelos Correios, como alimentos, medicamentos, documentos e a transferência de bens entre particulares.

Esse entendimento reforça a necessidade da inclusão dos trabalhadores (as) dos Correios no PNI (Plano Nacional de Imunização), como prioritários na vacinação contra o Covid-19.  

O SINTECT-MS repudia a atitude da direção da ECT, que num momento critico por qual vem passando o município de Dourados, busca o judiciário para driblar o lockdown colocando os trabalhadores (as) a mercê da própria sorte.

Repudiamos veementemente, pois não vemos a direção da ECT se empenhar da mesma forma, utilizando-se de todos os meios e argumentos possíveis em busca da vacinação de seus trabalhadores (as).

DIREÇÃO SINTECT-MS

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -