fbpx

Desde 1968 - Ano 56

17.1 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioBrasilCaetano Veloso: O conservadorismo no Brasil está ameaçado e dá claros sinais...

Caetano Veloso: O conservadorismo no Brasil está ameaçado e dá claros sinais de fraqueza

- Advertisement -

Em conversa com a colunista do GLOBO, músico fala do desconforto de viver num mundo dominado por ‘líderes palhaços’

Caetano Veloso emergiu da quarentena forçada pela pandemia com uma turnê pela europa, um disco todo de músicas inéditas e o lançamento de uma canção de forte conteúdo político,  “Anjos Tronchos”. O sucesso foi imediato. O clipe já tem mais de 1,5 milhão de reproduções no YouTube. Na música, que ele mesmo define como um desabafo, Caetano fala do desconforto com o mundo dominado por “líderes palhaços”  que emergiu da nova lógica dos algoritmos e da tecnologia. 

Neste episódio de A Malu Ta ON, Caetano rememora as reflexões que o levaram a escrever a música, e admite que ela faz um alerta sombrio sobre as tensões que hoje ameaçam a democracia. 

Para ele, as manifestações bolsonaristas do feriado da independência representaram a “celebração do ressentimento” da direita, em relação a um progressismo que sempre teve mais prestígio nos meios intelectuais. “A gente vive sob a ameaça daquelas coisas, porque o recuo (que veio depois com a carta de Bolsonaro) é estratégico, para poder permanecer.” 

Mas Caetano não se dá por vencido, e oferece uma perspectiva diferente da média. “Os conservadores eram chamados de maioria silenciosa. Terem que deixar de ser silenciosos significa muito. Significa que tudo está mudando, vai mudar. A capacidade real de conservação deles como grupo está ameaçada. Eles já precisam não ser mais silenciosos. Isso é uma demonstração de fraqueza inelutável”. 

Na conversa com Malu Gaspar, Caetano também fala sobre ataques que sofre do bolsonarismo, os dilemas da indústria musical em tempos de streaming e como passou a lidar com críticas ao longo da carreira.

Sempre conduzido pela jornalista Malu Gaspar, o A Malu Tá ON traz entrevistas sinceras e diretas com gente que está fazendo a história acontecer. O programa está disponível toda sexta-feira, a partir das 12h, na página de Podcast do Jornal O Globo, no Spotify, no Apple Podcasts, na Amazon Music, no Google Podcasts, no Deezer ou em qualquer outro agregador. (Malu Gaspar/O Globo)

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -