Geral – 19/11/2009
YouTube Direct é a nova plataforma onde usuários do site poderão enviar vídeos caseiros para diversas agências de notícias
Por Nátaly Dauer
Para notícias sobre atentados ou catástrofes, por exemplo, que ocorrem de repente, dificilmente equipes de repórteres conseguem chegar imediatamente ao local para registrar as cenas, o que é bem simples para quem já está lá. Por isso, foi lançado ontem o novo canal de vídeos do Youtube, nomeado YouTube Direct, feito para organizar a maneira das empresas de notícias localizarem vídeos caseiros sobre grandes acontecimentos.
Com o advento do jornalismo amador, qualquer pessoa que possuir uma câmera, uma conexão com a internet e souber elaborar perguntas pode se tornar repórter. Agora, por meio do YouTube Direct, também é possível enviar vídeos para qualquer agência de notícias – que vai escolher utilizar ou não o material, via dashboard privado.
Essa nova ferramenta permitirá às organizações de notícias a visualização e transmissão dos vídeos assim que forem publicados, utilizando os melhores em suas transmissões e inserindo-os em seus sites.
Para assegurar a credibilidade dos conteúdos, o site, como uma ferramenta de open source, permite às agências de noticias customizar seus processos de envio. Espera-se que as mais críveis exigijam que os usuários que postarem os vídeos deixem suas informações para contato, para poderem confirmar sua validade, diz o site Tech Crunch.
Claro que, mesmo assim, as agências serão as principais responsáveis pela verificação dos conteúdos que divulgarem, o que pode exigir bastante trabalho para os sites mais populares.
Esse aplicativo open source permite às organizações midiáticas customizar versões da plataforma em seus próprios sites, conta o blog do Youtube, que também informa que os conteúdos postados continuarão fazendo parte do canal principal, para os usuários acompanharem a validação editorial de seus vídeos e sua audiência.
A plataforma visa às agências de notícias, mas o Youtube afirma que pode ser usada por qualquer organização ou site procurando por conteúdos de vídeo. O site PC Mag informa que as agênciasABC News, The Huffington Post, NPR, Politico, The San Francisco Chronicle, The Washington Post e a WHDH-TV/WLVI-TV de Boston já estão utilizando o YouTube Direct.
Fonte: Geek