Desde 1968 - Ano 56

27 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEsporteVitor Gabriel, de 7 anos, é bicampeão brasileiro de xadrez e leva...

Vitor Gabriel, de 7 anos, é bicampeão brasileiro de xadrez e leva MS ao pódio nacional

O jovem talento sul-mato-grossense Vitor Gabriel, de apenas 7 anos, conquistou, de forma invicta, o bicampeonato do Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, na cidade de Caxambu, em Minas Gerais. O evento reuniu 590 enxadristas de 17 estados do país e colocou o nome de Mato Grosso do Sul entre os principais do cenário nacional da modalidade.

Ao lado de outros 14 atletas sul-mato-grossenses – sendo 12 de Três Lagoas e 3 de Campo Grande – Vitor Gabriel ajudou o estado a voltar para casa com três medalhas e dois troféus.

Atual vice-campeão panamericano, o pequeno enxadrista soma agora sete títulos nacionais e seis estaduais, com um histórico impressionante de 45 vitórias e apenas uma derrota na carreira. Agora, Vitor Gabriel já mira novos desafios: o Campeonato Mundial Escolar, previsto para 2026, com apoio da Federação Estadual de Xadrez.

“Gostei muito do torneio, foi mais difícil que no ano anterior, mas consegui ser campeão pela segunda vez e invicto novamente. Levar a bandeira do estado para o pódio me deixa muito feliz”, afirmou Vitor, demonstrando maturidade e entusiasmo.

MS no pódio nacional

Além de Vitor Gabriel, outras promessas do xadrez de Mato Grosso do Sul também subiram ao pódio na competição.

A enxadrista Rafaela Mattoso conquistou seu primeiro troféu nacional ao alcançar o terceiro lugar em sua categoria. “No Fenac, eu fiquei na quarta posição e conquistei uma medalha, mas dessa vez fiquei ainda mais feliz, pois conquistei um troféu com o terceiro lugar no campeonato brasileiro”, celebrou a atleta.

Já Mariana Felix, com duas medalhas anteriores de vice-campeã, terminou este ano em quarto lugar entre 25 competidoras. “Ano passado, fiquei na oitava colocação, esse ano ter alcançado o quarto lugar me deixou feliz por ter ficado tão perto do troféu”, comemorou.

Os atletas Estevão Janzen e Arthur Neres, ambos de Três Lagoas, também se destacaram, terminando em 6º e 7º lugar, respectivamente.

Escolas de MS entre as melhores do Brasil

Com o desempenho expressivo dos jovens atletas, duas escolas de Mato Grosso do Sul figuraram entre as 20 melhores do país no ranking da competição:

  • EM Major Yjuca Pirama (Três Lagoas) – 12ª colocação nacional
  • EE João Magiano Pinto (Três Lagoas) – 20ª colocação nacional

O resultado reforça o compromisso das instituições com o incentivo ao esporte escolar e evidencia o potencial do xadrez como ferramenta educacional e de transformação social.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS