Desde 1968 - Ano 56

23.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEstado(Vídeo) MS: incêndio de grandes proporções ameaça áreas turísticas e de preservação

(Vídeo) MS: incêndio de grandes proporções ameaça áreas turísticas e de preservação

Um incêndio de grandes proporções atinge a região do Assentamento Canaã, a cerca de 40 quilômetros do município de Bodoquena, e se espalha rapidamente para áreas de preservação ambiental e pontos turísticos da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul. O fogo teve início na tarde desta sexta-feira (12), e, até o momento, não há informações oficiais sobre a causa.

Segundo relatos de moradores locais, o incêndio pode ter começado de forma acidental em uma das propriedades da região. A vegetação seca e o clima quente contribuíram para que as chamas se alastrassem com rapidez por morros, matas e áreas de turismo rural.

As chamas já atingiram o Morro do Refúgio Canaã, onde funciona uma pousada turística, além da região da Cachoeira Boca da Onça, um dos principais atrativos naturais do estado. No momento, o fogo se aproxima do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, área de proteção ambiental federal.

De acordo com o responsável pelo Refúgio Canaã, a situação é crítica e o combate ao fogo tem sido dificultado pelo terreno montanhoso.

“Tá complicada a situação aqui. Não é fácil o trabalho dos brigadistas, porque é uma região muito montanhosa. Eles controlaram uma parte, mas ele [o fogo] continua avançando. [Atingiu] toda a região aqui, e está indo para o Parque Nacional”, afirmou.

A região atingida concentra muitos sítios, áreas de preservação, campings e atrativos turísticos. Brigadistas e voluntários atuam em diversos pontos para tentar conter o avanço das chamas.

Conforme apurado, uma equipe do Corpo de Bombeiros atua na linha de fogo próxima às estradas da região. Já os brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) concentram esforços nas áreas montanhosas, de difícil acesso.

Até o momento, não há registro de feridos, mas a preocupação é com o impacto ambiental e a proximidade do fogo de áreas de proteção permanente. (J.B)

Assista:

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS