A estátua da liberdade da loja da Havan, em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, caiu na tarde desta segunda-feira (15), devido às fortes rajadas de vento que atingiram a região.
Segundo a Havan, a queda da estátua não deixou feridos e nem danos a terceiros. A área do incidente foi isolada e a equipe de obras da empresa deve iniciar, nas próximas horas, os trabalhos para a retirada da estrutura.
Veja a imagem da queda da estátua:
Uma vistoria técnica será realizada para apurar as causas do incidente e definir as próximas medidas, conforme informou a Havan. Segundo a empresa, todas as estátuas contam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e que a estrutura estava instalada desde a inauguração da loja em 2020.
Fortes rajadas de vento atingem a Região Metropolitana de Porto Alegre
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta severo para potencial de ventos acima de 90 km/h, válido entre 15h20 e 16h20 do mesmo dia. Em Porto Alegre os ventos chegaram a 83,3 km/h.
O alerta foi emitido pela ferramenta Cell Broadcast, utilizada pela primeira vez sempre em casos de desastres severos e extremos. Na mensagem, a população foi orientada a se abrigar longe de árvores, placas e postes de energia.
A condição foi identificada por meio do radar de monitoramento meteorológico instalado em Porto Alegre. As rajadas de vento mais fortes foram registradas no município de Canoas, com ventos de 96,3 km/h. Os registros são das últimas seis horas até as 16h desta segunda-feira (15).
(Informações RIC)

