O responsável pela execução do vereador Lúcio Diniz Araújo — morto a tiros em 2012, dentro de sua caminhonete, em frente à residência dos pais — foi finalmente identificado e preso. Trata-se de Damião Washington da Silva Ferreira, ex-integrante da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
CAPTURA DO ASSASSINO
A prisão do ex-policial, que ocorreu no último domingo (4/5), encerra um capítulo sombrio da história política de Niterói, na região metropolitana do Rio. O crime aconteceu poucas horas após Lúcio Diniz Araújo conquistar uma cadeira na Câmara Municipal da cidade.
MOTIVAÇÃO E CONDENAÇÃO
À época do homicídio, Damião Washington ainda exercia suas funções na PM fluminense. O ex-agente foi sentenciado a 22 anos e 3 meses de reclusão, responsabilizado pelos crimes de homicídio qualificado e associação criminosa.
Segundo a juíza Nearis dos Santos Carvalho, que proferiu a condenação, o assassinato teve motivação política clara:
“O crime revela, portanto, verdadeiro atentado contra a democracia, posto que todo o obrar criminoso dos meliantes foi voltado para impedir que a vítima, vereador legitimamente eleito pelo povo, assumisse o posto”, afirmou a magistrada na sentença.