Desde 1968 - Ano 56

22 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíticaVander e Tiago rebatem críticas de Tatá Marques sobre o Vale Gás:...

Vander e Tiago rebatem críticas de Tatá Marques sobre o Vale Gás: ‘Não é esmola, é cidadania’

Juliel Batista –

As críticas feitas pelo apresentador Tatá Marques, conhecido como “Tatá do Povo”, a respeito do programa Vale Gás, do Governo Federal, repercutiram negativamente entre autoridades do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul. Durante seu programa no SBT, o comunicador classificou o benefício como “esmola”, o que gerou respostas contundentes do deputado federal Vander Loubet (PT-MS) e de Tiago Botelho, superintendente do Patrimônio da União (SPU/MS).

Vander Loubet: “Não é esmola, é cidadania, é vida melhor para milhões”

Em vídeo publicado nas redes sociais, o deputado Vander Loubet criticou duramente a visão de que o Vale Gás representa assistencialismo barato.

“Eu acabei de ouvir gente falando que o gás de cozinha do Governo Federal é esmola. Esmola? Esmola é fingir que o pobre não tem direito ao básico”, declarou o parlamentar.

Loubet destacou o alcance do programa e a importância que ele tem para famílias de baixa renda:

“O Gás do Povo vai atingir mais de 15 milhões de famílias no Brasil. Só aqui no Mato Grosso do Sul, mais de 150 mil famílias. Isso sim é ajuda de verdade, porque sobra dinheiro no orçamento. A família pode comprar um caderno, material escolar, comida de qualidade, roupa, pagar uma conta a mais, investir nos filhos e, principalmente, viver com dignidade.”

O deputado finalizou reforçando que o benefício não é um instrumento de controle social, mas uma política pública que garante o mínimo de dignidade:

“Repito: esse programa não é prisão, não cria dependência e não é esmola. É cidadania, é respeito, é vida melhor para milhões de brasileiros.”

Tiago Botelho: “Você, Tatá, pode mais. O SBT pode mais”

Já o superintendente da SPU/MS, Tiago Botelho, foi ainda mais direto em sua resposta, classificando a fala do apresentador como “medíocre” e “desinformada”.

“Tatá, burro talvez você não seja. Mas politicamente desinformado, humanamente medíocre e profissionalmente sem ética, você é”, afirmou Botelho.

Respondendo à declaração de Tatá Marques de que o programa é “esmola perto do que o governo fatura de impostos”, Tiago lembrou que milhões de brasileiros ainda enfrentam pobreza energética:

“Talvez seja esmola pra você, que nunca viveu sem ter dinheiro pra comprar um gás ou sequer saiba o que é pobreza energética. No Brasil, Tatá, 12,7 milhões de brasileiros cozinham com lenha ou carvão, colocando em risco a sua vida e a vida da sua família.”

Botelho também destacou que políticas públicas como o Vale Gás e o Bolsa Família são instrumentos de libertação, e não de aprisionamento social, como o apresentador sugeriu:

“Chamar de eleitoreira uma política que garante com que essas pessoas possam cozinhar sua comida com dignidade é cuspir na cara da realidade do povo brasileiro. Políticas de transferência de renda, Tatá, não aprisionam, libertam famílias.”

Ao final de sua fala, o superintendente fez um apelo pessoal ao apresentador:

“Você, Tatá, pode mais. O SBT pode mais. Melhore enquanto ser humano e jornalista.”

Entenda o programa Vale Gás

O Programa Vale Gás é uma iniciativa do Governo Federal que integra o Bolsa Família e busca garantir às famílias de baixa renda o acesso ao gás de cozinha. O benefício será pago a cada dois meses e cobre 50% da média nacional do preço do botijão de 13 kg, conforme levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

A expectativa é de que, o programa atenda cerca de 15,5 milhões de famílias em todo o país, com mais de 150 mil beneficiadas apenas no Mato Grosso do Sul. O objetivo é combater a pobreza energética e permitir que famílias vulneráveis possam preparar seus alimentos com segurança e dignidade, sem recorrer a alternativas perigosas como fogueiras ou carvão.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS