Desde 1968 - Ano 56

27.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioBrasilUnicamp aplica hoje vestibular indígena em Dourados e em outras 5 cidades...

Unicamp aplica hoje vestibular indígena em Dourados e em outras 5 cidades do País

Exame será realizado em seis municípios dos estados do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo. Universidade oferece 96 vagas nesta edição; veja as orientações

01/12/2019 07h57 – Por: Folha de Dourados

Clique aqui e curta nossa página no Facebook

A Unicamp aplica na tarde deste domingo (1) o vestibular indígena 2020 para 1.675 candidatos em Campinas (SP), Bauru (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A orientação da universidade é para que os candidatos cheguem aos locais de prova às 12h (horário local), uma vez que o exame começa às 13h. São oferecidas 96 vagas – veja abaixo distribuição.

O processo seletivo teve a 1ª edição no ano passado e visa aumentar a inclusão social e a diversidade étnica e cultural na instituição. Com fase única, o exame tem redação e 50 questões de múltipla escolha:

Linguagens e códigos: 14 perguntas;

Ciências da Natureza: 12;

Matemática: 12;

Ciências Humanas: 12;

A prova tem duração de cinco horas. Clique aqui e consulte local de aplicação do processo seletivo.

“Ficam desclassificados os candidatos que não acertarem, no mínimo, dez questões de múltipla escolha e não obtiverem, no mínimo, cinco pontos na prova de redação – de um total de 25”, diz a comissão.

Cursos mais procurados

Enfermagem: 398 inscritos

Farmácia: 165

Pedagogia: 103

Nutrição: 95

Administração: 88

Educação Física: 82

Ciências Biológicas: 55

Administração Pública: 49

Educação Física (noturno): 47

Engenharia Elétrica: 46

Exigências

A Comvest destacou que os candidatos devem levar, no dia da prova, a via original da Declaração de Etnia e Vínculo com Comunidade Indígena ou uma cópia, junto com original, do Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), conforme edital disponível na página da própria universidade.

O que levar para a prova?

Documento de identidade original indicado na inscrição;

Caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha;

Régua transparente e compasso;

Água, sucos, doces;

Uso de bermudas e vestimentas leves

O que NÃO pode levar?

Aparelhos celulares (devem ser desligados imediatamente ao entrar na sala e colocar em embalagem; ele pode ser retirado após o candidato deixar o prédio);

Equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova;

O candidato pode usar relógio para controlar o tempo, mas ele deve ficar no chão.

No vestibular anterior, a Unicamp ofereceu aos candidatos 72 vagas e recebeu 610 inscrições. A prova abordou temas como preconceito e modernização dos povos indígenas e agradou aos candidatos.

Calendário

Segundo a comissão organizadora (Comvest), a divulgação dos convocados para matrícula em 1ª chamada e a lista de espera serão publicados no site dela em 6 de janeiro de 2020. (G1)

Candidatos durante vestibular 2019 da Unicamp — Foto: Lana Torres/G1

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS