A programação do V Encontro Regional da Educação do Campo do Centro-Oeste (ERECCO), sediado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados, Mato Grosso do Sul, contará com uma oficina e dia de campo sobre o Sisteminha Faind Embrapa, no dia 19 de novembro, no período da tarde.
Serão realizados dois eventos: Uma oficina, das 13h às 14h30, seguida do Dia de Campo, das 15h às 17h. Os participantes dos eventos poderão conhecer detalhes do Sisteminha Embrapa, implantado na Faculdade Intercultural Indígena (Faind), como uma Unidade de Referência Tecnológica (URT). A URT está sendo utilizada como uma importante ferramenta didático pedagógica para a comunidade acadêmica.
O ERECCO, que ocorre entre os dias 17 e 20 de novembro de 2025, tem como tema central: “Educação do Campo, das Águas, das Florestas: Agroecologia e Diversidade”. O encontro regional visa fortalecer a educação do campo na região Centro-Oeste e fomentar a produção de conhecimento e saberes na área.
Sustentabilidade – Um dos seis eixos de trabalho do ERECCO é dedicado ao tema “Educação do Campo: Meio Ambiente e Agroecologia”. Este eixo busca promover discussões sobre práticas e saberes agroecológicos, sustentabilidade e estratégias de cuidado com a terra e os bens comuns. Espera-se que as contribuições articulem a educação do campo e a agroecologia como práticas formativas, valorizando os conhecimentos das comunidades tradicionais e da agricultura familiar.
“A realização desta oficina prática, em parceria com a Embrapa, é um exemplo da valorização das práticas pedagógicas que articulam teoria e prática, e que se alinham com a busca por saberes que promovam a convivência com os biomas e a articulação entre saberes acadêmicos e populares”, explica o professor da Faind, Adenomar Neves de Carvalho.
Para o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste e responsável pelo Acordo de Cooperação Técnica que viabilizou a instalação do Sisteminha na Faind, Laurindo Rodrigues, a realização dessa oficina, como evento integrado ao V ERECCO tem um significado muito especial. “Essa é uma oportunidade de apresentar para a comunidade acadêmica participante do evento, o Sisteminha, como uma ferramenta didático pedagógica de longo alcance, que pode ser utilizada em vários cursos e que envolve inúmeras disciplinas”, explica Laurindo.
Serviço – A Oficina Sisteminha na Faind funciona como um evento integrado ao V ERECCO, reforçando o debate sobre práticas sustentáveis e saberes do campo.
O que é: Atividades Sisteminha na Faind.
Quando: 19 de novembro de 2025 (quarta-feira).
Horário: Oficina – Das 13h às 14h30h
Horário: Lançamento do livro “Como ensinar os conteúdos escolares sem separar a vida da terra, da família e da comunidade?”, autoria de Karla Caetano – Das 14h30 às 15h.
Horário: Dia de Campo – Das 15h às 17h.
Onde: A atividade acontecerá na UFGD – Unidade II, localizada na Rodovia Dourados-Itahum, Km-12, na Cidade Universitária, em Dourados, MS.
Realização: UFGD/Faind (Faculdade Intercultural Indígena) e Embrapa Agropecuária Oeste.
Inscrição gratuita – O V ERECCO convida pesquisadores, representantes de movimentos sociais e sindicais, docentes, discentes e profissionais de diversas áreas para participarem do encontro. O evento ocorre de 17 a 20 de novembro de 2025, na UFGD, Campus II.
Para realizar a inscrição no V ERECCO e participar da oficina e demais atividades previstas, os interessados devem buscar mais informações através do link: https://bit.ly/491T9QS.


