Um grupo de acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Aquidauana criou um site com o objetivo de auxiliar outros estudantes e produtores rurais com orientações voltadas às práticas de campo. O portal Vale Ajudar pode ser acessado no endereço http://valeajudar.com.br sendo uma iniciativa coletiva construída por estagiários da Programa Vale Universidade (PVU), Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

O estudante de Agronomia Sidne Canassa Da Cruz é um dos integrantes do grupo de 9 bolsistas estagiários do PVU na UEMS de Aquidauana e coordenados pelo prof. Dr. Norton Hayd. O acadêmico explica sobre como surgiu a ideia de criação do site: “Com o início da pandemia em meados de 2020, os integrantes do grupo se reuniram com o nosso coordenador, professor Norton, e colocamos várias ideias para serem trabalhadas de forma remota. Uma delas foi a criação de um site com a intenção inicial de ajudar os pequenos produtores da região com algumas questões que temos conhecimento como aluno”, informa Sidne.

Ele explica a proposta do site seria considerar as disciplinas e o conhecimento dos estudantes, uma vez que, enquanto alunos, eles não tem a formação e permissão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para fazer recomendações. “Assim, passamos a trabalhar com o objetivo de fazer auxilio, por meio de aulas online e disponibilização de conteúdos para os alunos. Isso seria de grande importãncia para eles. O portal que foi pensado incialmente somente para o produtor rural, passou a considerar os alunos e as dificuldades das aulas virtuais impostas pela pandemia”, relata o aluno.

A ideia aprimorada ao longo dos meses de implantação do site, de acordo com Sidne, é dar suporte com informações para auxiliar nos estudos, em provas, na aprendizagem da comunidade acadêmica em geral, desde o primeiro até o último ano da faculdade, tanto para o curso de Agronomia quanto para o de Engenharia Florestal. “Recentemente recebemos novos bolsistas e estamos atualizando o site para atender o máximo de estudantes, colocando mais conteúdo para o pessoal, de início o está mais voltado para agronomia, mas podemos estudar e avaliar alguma forma de ampliar futuramente para alcançar outros cursos”, ressalta o estudante de Agronomia da UEMS de Aquidauana.

“O mérito pela criação da página é destes estudantes. Todos são bolsistas do Vale Universidade e é importante destacar isso. O PVU tem sido trabalhado pela UEMS de Aquidauana num formato próprio que somente é cumprido aqui, desde anos atrás. Por meio de janelas na carga horária dos cursos, os alunos bolsistas da UEMS de Aquidauana desenvolvem as horas necessárias que devem ser cumpridas dentro do PVU, atuando em atividades vinculadas especificamente aos cursos deles”, explica o docente Norton Hayd.

Com o advento da pandemia, a proposta de criação do site foi fundamental para o processo de aprendizagem durante as atividades de aulas não-presenciais. Outro fator que demonstra o esforço coletivo do grupo de alunos é que são eles próprios quem financiam a hospedagem, o uso do domínio e a compra de alguns plugins voltados à estética visual que garante uma melhor acessibilidade ao site.

Informações para Acadêmicos e Produtores

Sidne informa que o site está disponível para acesso público no momento mais para um retorno sobre as impressões do público. “Compartilhamos a um número restrito de pessoas justamente para obtermos um feedback sobre possíveis otimizações, seja de conteúdo, seja no design da página”, explica. Seria uma forma de período experimental para testes de acesso por parte de um público maior.

Ele detalha quais os tipos de conteúdos podem ser encontrados. “Por enquanto temos os conteúdos de fitopatologia, praga das culturas, plantas daninhas, solos e indicações de Aplicativos que utilizamos no curso. Também estamos montando algumas calculadoras (fertilidade e manejo do solo), estruturando conteúdos de Zootecnia e divulgandoum Programa Estatístico (RunData), criado por um colega da turma, Arthur Gerra”, relata.

Sidne finaliza sua fala reforçando a importância do PVU em sua trajetória acadêmica. “Somos muito gratos ao Programa Vale Universidade, pois a bolsa possibilita a nossa permanência nos estudos, além disso, as atividades do programa proporcionam conhecimento, a partir da bolsa surgiu a ideia do site.Faço questão de registrar que sempre tivemos uma grande ajuda do prof. Norton Hayd Rego e da Laurentina Oliveira de Carvalho Ramos, sempre estiveram auxiliando”, destaca o acadêmico de Agronomia.

Os nomes dos estudantes bolsistas do Programa Vale Universidade que colaboraram com o projeto do portal Vale Ajudar seguem listados abaixo – atualmente são nove, mas outros se formaram, totalizando 18 integrantes.

Comentários do Facebook