Desde 1968 - Ano 56

31.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioDouradosUEMS Acolhe forma turma do curso de português para estrangeiros em Dourados

UEMS Acolhe forma turma do curso de português para estrangeiros em Dourados

- Advertisement -

O Programa UEMS ACOLHE – Acolhimento Linguístico, Humanitário e Educacional a Migrantes Internacionais, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), formou 22 alunos migrantes da Venezuela, Haiti e Togo, nesta terça-feira (9), no Curso de Extensão ‘Português para Estrangeiros: Módulo Acolhimento”.

Sob coordenação da servidora da UEMS, Vanessa Magalhães, os migrantes foram orientados no curso por mais sete voluntários (professores/colabores), pelo período de quase três meses (15 encontros), no polo do curso que fica na Primeira Igreja Batista (PIB) em Dourados.

O Coordenador do Programa UEMS Acolhe, Prof. João Fábio Sanches, destacou que o dia da cerimônia de certificação foi muito especial. “Tivemos a oportunidade de vivenciar aspectos culturais na própria solenidade, o que nos inspira ainda mais em continuarmos. Nós vivenciamos depoimentos muito fortes, muito positivos dos nossos colaboradores que também nos dão uma outra dimensão do acolhimento. Isso reforça o quanto o UEMS Acolhe nos ajuda a sermos pessoas melhores e vivenciarmos o acolhimento na perspectiva máxima dele”, disse o docente. 

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS, Érika Ferri, ressaltou que o projeto é espetacular, porque ele promove o acolhimento humanitário de todas essas pessoas na inserção deles dentro da nossa sociedade por meio da língua portuguesa, “eles têm oficina não só de português, mas de outras temáticas como saúde, educação, então o Programa tem uma importância singular para vida dessas pessoas e a Universidade faz cumprir o seu papel junto ao desenvolvimento da sociedade. Enquanto PROEC, o UEMS Acolhe muito nos orgulha, porque nós cumprimos o nosso papel junto às populações mais vulneráveis no Estado”, enfatizou.

Evenisa Sanchez, 38 anos, vinda da Venezuela há três anos, concluiu o curso de português e irá ingressar na UEMS no curso de Química Industrial. Ela já é formada em Gestão Ambiental e aproveitou a oportunidade do Processo Seletivo de Ingresso aos Cursos de Graduação para Refugiados, Migrantes em Situação de Vulnerabilidade e Apátridas. “Aprendi muito aqui e me incentivei a fazer o curso na UEMS, agora eu trabalho em um ateliê de costura, mas depois quero atuar na minha formação”, contou Evenisa.

Lenise Arteaga, de 44 anos, veio com o marido e os dois filhos há cerca de um ano da Venezuela por conta das condições financeiras do país eles não conseguiam emprego. “Eu e meu filho José fizemos o curso e gostamos muito, aprendemos a falar português, agora por conta da facilidade melhor de me comunicar não faltam mais faxinas para mim há dois meses”, comemora Lenise .

Jn Denes Bienaime, 42 anos, é haitiano e chegou no Brasil em 2015, passou por alguns Estados e em 2019 se mudou para Dourados. Ele trabalha na construção civil com empreiteiros, mas agora junto a alguns amigos também vindos do Haiti eles se tornaram microempreendedores para trabalharem de forma independente. “O curso para mim foi muito maravilhoso, cada dia a gente aprendia uma coisa diferente e foi legal, porque eu estava precisando aprender algo diferente e também vou poder receber o certificado. Melhorou muito a minha comunicação, estou muito feliz e gostei muito de estudar”.

Além dos familiares e amigos dos concluintes, também estiveram presentes os representes da Primeira Igreja Batista em Dourados: José Carlos Mota (Presidente da PIB) e o Pastor Flávio Garcia Azambuja.

Próximas turmas

O Programa informa que uma nova turma do Curso de Português será ofertada no segundo semestre, a partir de setembro. Neste momento, está na fase de Chamada de Voluntários. A capacitação ocorrerá nos dias: 24 e 31 de agosto em Campo Grande; e no dia 26 de agosto em Dourados. Clique aqui e se inscreva.

As inscrições para os cursos serão abertas em breve e serão divulgadas no site da UEMS e redes sociais do UEMS ACOLHE.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -