fbpx

Desde 1968 - Ano 56

20.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioArquivoTsunami causado por terremoto e erupção de vulcão já deixam 109 mortos

Tsunami causado por terremoto e erupção de vulcão já deixam 109 mortos

Indonésia – 26/10/2010

Após ser atingida por um tsunami que já deixou 108 mortos e mais de 500 desaparecidos, a Indonésia registrou também a primeira morte causada pelo vulcão Merapi, que entrou em erupção também nesta terça-feira.
Autoridades locais confirmaram que um bebê morreu após inalar a fumaça tóxica proveniente do vulcão, que já deixou outras 13 pessoas feridas.
Fontes do hospital Panti Nugroho, de Yogyakarta, confirmaram a entrada de 13 pessoas com ferimentos e a morte de um bebê de três meses em decorrência de um grave problema respiratório causado pela inalação de cinzas.
Segundo o centro médico, nove pessoas de idade avançada deram entrada por problemas respiratórios e outras quatro por queimaduras.
Ainda na segunda-feira, as autoridades começaram a retirar 40 mil pessoas para estabelecer um raio de segurança de dez quilômetros em torno da cratera da montanha, com 2.914 metros de altura do nível do mar.
No começo da noite em Java, militares, agentes policiais e funcionários civis protegidos por máscaras brancas continuavam com o processo de retirada em caminhões do Exército e caminhonetes, segundo a Metro TV.
Fontes da Cruz Vermelha Indonésia indicaram que distribuíram cobertores, plásticos e tendas nos centros de acolhimento que foram organizados na região do vulcão.
Segundo o vulcanologista do governo indonésio, Surono, as cinzas expelidas pela erupção chegam a 1,5 km de altura. O monte possui 2.914 metros altitude. “As pessoas que vivem nessa região devem sair o quanto antes”, afirmou. A cidade de Yogyakarta, a maior da região, fica a cerca de 26 km do vulcão.
O aumento nos últimos dias da pressão no interior do vulcão, considerado o mais volátil da Indonésia, fez autoridades alertarem para a possibilidade de ocorrer uma das mais fortes erupções dos últimos anos –o que ainda não foi confirmado.
Há quatro anos, quando o Merapi explodiu pela última vez, duas pessoas morreram. Um terremoto e uma nuvem de cinza incandescente e gás que envolveu a cidade de Yogyakarta.
TSUNAMI
Já chegam a pelo menos 108 os mortos devido a um tsunami que atingiu a Indonésia nesta terça-feira causado por um terremoto de magnitude 7,7 ocorrido na noite de segunda-feira. Ao menos 502 outras pessoas estão desaparecidas.
O novo balanço foi dado pelo político local Hendri Dori Satoko, em entrevista para a emissora local de TV Metro. O tremor de ontem ocorreu a cerca de 78 km da costa de Pagai do sul, nas ilhas Mentawai.
Ontem, após o tremor, o governo da Indonésia chegou a emitir um alerta de tsunami, mas depois o suspendeu, acreditando não haver risco de chegada de ondas ao seu litoral.
As ondas destruíram a maioria das edificações no vilarejo costeiro de Betu Monga, disse Hardimansyah (que só tem um nome), um alto funcionário da regional do Departamento de Pesca.
“Dos 200 moradores do vilarejo, somente 40 foram encontrados. Ainda há 160 desaparecidos, na maioria mulheres e crianças”, disse ele à agência de notícias Reuters, por telefone.
Relatos de surfistas via Facebook indicam que o Macaronis resort, na ilha de Pagai do Norte, foi “totalmente devastado”, diz a Reuters.
No site, usuários afirmaram ter visto um tsunami com ondas de até 3 metros de altura que “tirou do mapa” o local.
Um barco de turismo com entre oito e dez australianos está incomunicável, segundo o governo australiano.
Policiais locais afirmaram à Reuters que as cidades se preparam para construir abrigos e armazenar mantimentos, já que as chuvas e fortes ventos ameaçam a região.
Na ilha de Pagai do Sul, as ondas chegaram até 600 metros dentro das vilas, enquanto em Pagai do Norte o tsunami gerou ondas que passaram do teto das casas, disse Satoko.
Em dezembro de 2004, um tsunami causado por um tremor de magnitude 8 atingiu a ilha de Sumatra, matando mais de 220 mil pessoas.
HIST

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS