Desde 1968 - Ano 54

28.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 55

InícioPolíticaTroféu Reinaldo Azambuja, PC do MEC, PSDB, PT e direita, Laudir na...

Troféu Reinaldo Azambuja, PC do MEC, PSDB, PT e direita, Laudir na Justiça e Alan nas ruas

- Advertisement -

Tá dito: A esperança é o sonho do homem acordado”. (Aristóteles)

José Henrique Marques –  

Prestígio – O jornalista e empresário Lupércio Marques marcou um gol de placa neste final de ano, em um dos três salões de festa do Clube Estoril de Campo Grande. Seguramente, articulou e promoveu o maior evento sócio-político do Estado de 2023. Reuniu no Golden Night 2023, o governador Eduardo Riedel, o ex-governador Reinaldo Azambuja, a ministra Simone Tebet, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos (entre eles, Alan Guedes, de Dourados), vereadores, secretários de Estado, empresários, artistas, jornalistas e outros destaques de MS em 2022 e 2023.

Prestígio 2 – Da imprensa douradense receberam o Troféu Reinaldo Azambuja a empresária Andreia Medeiros (Dourados News), o jornalista Clóvis de Oliveira (Douranews) e este colunista, daqui da Folha de Dourados, homenageado pelas mãos da deputada Mara Caseiro.   

Troféu Reinaldo Azambuja, PC do MEC, PSDB, PT e direita, Laudir na Justiça e Alan nas ruas

Prestígio 3 – Três outros profissionais da imprensa que atuaram em Dourados também foram homenageados: Ricardo Ojeda, Keliana Fernandes e Ângela Schafer.

Prestígio 4 – Por outro lado, o procurador geral de Dourados, Paulo Cesar Nunes da Silva, o PC, foi indicado na Comissão Especial para Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, do Ministério da Educação.

Prestígio 5 – Num aplicativo de mensagem, PC reagiu assim: “Estou muito feliz por ter sido indicado pra (sic) compor a Comissão Especial de revisão dos currículos nacionais dos Cursos de Direito, do Conselho Nacional de Educação, ao lado dos maiores nomes do ensino jurídico do país!”

Troféu Reinaldo Azambuja, PC do MEC, PSDB, PT e direita, Laudir na Justiça e Alan nas ruas

Negociação – Circula nos bastidores da política a informação de que a nova universidade particular de Dourados já estaria à venda por R$ 5 milhões. Teria recebido contraproposta de R$ 2 milhões.

Eleições 2024 – Pelo andar da carruagem, Dourados virará o ano com apenas um candidato a prefeito: Alan Guedes, do PP, que disputará a reeleição. Outros três grupos interessados na Prefeitura batem cabeça, sem conseguir definir um nome: o PSDB, o PT e a direita bolsonarista.

PSDB – Os tucanos seguem empacados com três pré-candidaturas: os deputados Zé Teixeira, Lia Nogueira e Geraldo Resende. Também aguardam o retorno do radialista Marçal Filho para enfrentar Alan ou ser vice, por exemplo, de Zé Teixeira. Enquanto isso, outra liderança do grupo, o vice-governador Barbosinha (ainda no PP) segue de olho nos acontecimentos.

PSDB 2 – Existem rumores de que a filiação de Marçal ao PSDB aconteceria nesse final de semana, pelas bênçãos de Zé Teixeira e do ex-governador Reinaldo Azambuja. Respondendo à Coluna, ele disse que “ainda não decidimos a data de filiação”.

PSDB 3 – Cabeças pensantes do PSDB e de partidos da órbita vislumbram um chapão que, se vingar, somente não venceria por W.O porque o PT está excluído do projeto que pretende, inclusive, abortar a reeleição de Alan Guedes, que assumiria cargo no Governo do Estado e seria apoiado para deputado federal em 2026.

PT – Os correlegionários do presidente Lula estiveram perto de decidir pelo professor Tiago Botelho: faltou um voto para atingir os 2/3 necessários. Assim, o vereador Elias Ishy continua no páreo e a disputa entre eles incentiva lideranças locais e estaduais ao chamamento da deputada Gleice Jane para entrar em campo.

Direita – No campo conservador, também não há consenso. Estão colocadas as pré-candidaturas de Racib Harb (DC) e Gianni Nogueira, esposa do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL), mas outros nomes são cogitados. Ao contrário do PSDB e do PT, dificilmente os direitistas fecharam num único nome.

Pesquisa – Enquanto isso, Alan Guedes, com a máquina na mão, nada de braçada à busca da popularidade perdida. Queiram ou não seus adversários, sua performance vem melhorando como aferiu recente pesquisa da Ranking. Enquanto tucanos, petistas e bolsonaristas “debatem” em gabinetes refrigerados e em bolhas de aplicativos de mensagens e redes sociais, o prefeito está nas ruas.   

Jaguaribe – O presidente da Câmara Municipal, vereador Laudir Munaretto (MDB), vai cobrar na Justiça o prejuízo causado aos cofres públicos pela construtora que fraudou a licitação de reforma e ampliação da sede do Legislativo de Dourados. A ação deve ser ajuizada ainda neste ano, antes das férias forenses.

2024 – Por este ano é só. A Coluna se despende desejando tudo de bom aos leitores e leitoras. Forte e fraterno abraço.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -