Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 5 de novembro de 2026 Dourados 24 °C

Desde 1968 Ano 58

Desde 1968 · Ano 58

Agora
Arquivo

Tribunal diz que destacou dois juízes para Ponta Porã

Geral – 20/03/2009

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça afirmou que foram destacados dois juízes, da Comarca de Amambai, para atenderem a Comarca de Ponta Porã no período de férias e licença dos magistrados daquela localidade. A Seccional da OAB reclamou que a Comarca de Ponta Porã, com mais de 100 mil habitantes e abrangendo outras três cidades (Aral Moreira, Laguna Carapã e Antônio João), estava sob os cuidados de apenas uma juíza, Liliana de Oliveira Monteiro, da 3ª Vara Cível.
Os outros três juízes de Ponta Porã: Larissa Castilho da Silva Farias, Mauro Nering Karloh e Patrícia Kelling Karloh estão afastados das funções. A primeira pediu licença maternidade e os outros dois gozam férias. A OAB reclamou ainda que havia avisado o Tribunal de Justiça da iminência do problema e nada foi feito. O presidente da Seccional da OAB, Fábio Trad, disse que a falta de juiz provoca acúmulo de trabalho que se reflete no ano todo.
A assessoria do Tribunal de Justiça rebateu as colocações da Ordem. Segundo a assessoria, dois juízes de Amambai foram designados para cobrir a licença e férias em Ponta Porã. São eles os juízes Tiago Nagazawa Tanaka e Cesar de Souza Lima. Eles despacham pelo menos duas vezes por semana naquela Comarca, e nos demais dias trabalham na própria Comarca.
Quando à juíza Liliana de Oliveira Monteiro, ela acumula o atendimento de sua Vara, a 3ª Cível, com a demanda da 2ª Vara Cível do juiz Mauro Nering Karloh, que goza férias. Hoje, entretanto, a juíza Liliana está em Campo Grande, participando de uma palestra. A viagem foi autorizada pelo Tribunal.
Com relação a São Gabriel do Oeste, que a OAB também disse ter só um juiz atuando, a assessoria do Tribunal diz que naquela comarca foi criada uma segunda Vara, mas ainda não foi implantada. Por isso não é possível designar outro juiz. O que acontece em comarcas pequenas – prossegue a assessoria do Tribunal – é de um único juiz responder tanto pela Vara Cível, como Criminal e pelos Juizados.

Fonte: Midiamax

Anuncie na Folha de Dourados

Desde 1968 informando Dourados e a Grande Dourados.

Fale com o comercial