José Henrique Marques –
O governador Eduardo Riedel (PSDB) e membros da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) saíram com a imagem chamuscada no recente embate entre a vereadora Isa Marcondes (Republicanos) e o superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul (SPU-MS), Tiago Botelho (PT).
A queda de caixa d’água na Aldeia Jaguapiru, na madrugada de 28 de junho, foi o start para que Isa e Tiago utilizassem as redes sociais à busca dos culpados pelo fiasco no desabamento da obra (paliativa) recém entregue aos indígenas, o que protelou por mais um tempo o problema crônico na Reserva de Dourados.
A resposta contundente de Tiago Botelho à live de Isa Marcondes acionou nos gabinetes da Governadoria e da ALMS, o alerta de que a vereadora pode, sim, galgar espaços na política às custas de seus apoiadores, já que ela pertence à base política de Riedel e também do prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), e pretende se candidatar a deputada estadual, em 2026.
A resposta de Tiago Botelho à live de Isa Marcondes acionou nos gabinetes da Governadoria e da ALMS, o alerta de que a vereadora pode, sim, galgar espaços na política às custas de seus apoiadores
Isa Marcondes se elegeu denunciando a precariedade do serviço público oferecido à população douradense e, agora eleita, está envolvida em várias polêmicas (algumas já judicializadas) com sua “fiscalização legislativa”. Como não pode cobrar enfaticamente a quem de direito (Governo e Prefeitura), culpa o servidor público, para alimentar a turba que a apoia nas redes sociais.
Como não pode cobrar enfaticamente a quem de direito (Governo e Prefeitura), culpa o servidor público, para alimentar a turba que a apoia nas redes sociais
A vereadora amanheceu naquele sábado na Aldeia Jaguapiru, para mostrar a caixa d’água, construída com recursos federais, no chão: “Eu voltei aqui na aldeia Jaguapiru pra mostrar pra vocês a realidade, a tristeza que quando eu falo pra vocês migalhas que eles vêm dar para o povo indígena, é (sic) migalhas. Olha isso daqui, olha essa caixa d’água. Olha essa caixa d’água”, enfatizou no vídeo.
Também, nas redes sociais, Tiago Botelho, foi para cima de Isa Marcondes: “Quem construiu essa caixa d’água foi o Governo do Estado através da Secretaria de Cidadania. Isso a Isa não te conta. Porque ela não entende nada de questão indígena, ela não ajuda os povos indígenas, mas o que ela quer é vídeo sensacionalista pra viralizar e ganhar curtida em cima da dor das pessoas. Vereadora Isa, Você não se cria entre os povos indígenas porque ao invés de ajudar, você está atrapalhando”.
“Quem construiu essa caixa d’água foi o Governo do Estado através da Secretaria de Cidadania. Isso a Isa não te conta”
“Olha essa vergonha, um serviço de má qualidade. Isso daqui é para enganar as pessoas humildes daqui. Eu não vou deixar vocês mais enganar eles (sic)”, disse ela.
Tiago retrucou: “Realmente vereadora, Isa Marcondes, o serviço foi de péssima qualidade. Mas a culpa da péssima qualidade não é do governo do presidente Lula. Essa caixa d’água, a responsabilidade é do governador Eduardo Riedel”, “cobre ele”.
O superintendente então, aproveitou a deixa e abordou um tema caro para os ruralistas: a demarcação de terras aos indígenas.
“Mas se você é tão defensora dos povos indígenas vem cá, olha bem nos meus olhos. Grava um vídeo agora defendendo a demarcação das terras indígenas, Isa. Você não gosta dos povos indígenas? Grava um vídeo defendendo a demarcação das terras indígenas. Grava um vídeo cobrando a senadora Tereza Cristina (PP), que nunca investiu na Bororo na Jaguapiru (aldeias)”, atacou Tiago Botelho.
“Realmente vereadora, Isa Marcondes, o serviço foi de péssima qualidade. Mas a culpa da péssima qualidade não é do governo do presidente Lula. Essa caixa d’água, a responsabilidade é do governador Eduardo Riedel”, “cobre ele”.
E foi além: “Grava um vídeo, Isa, cobrando o gordinho do Bolsonaro (o deputado federal do PL, Rodolfo Nogueira) por que ele votou favorável ao marco temporal. Grava um vídeo, Isa, cobrando a vice-prefeita de Dourados (Giani Nogueira, do PL) pra ajudar a população indígena na demarcação das terras indígenas. Grava um vídeo, Isa, cobrando o Zé Teixeira (deputado estadual, do PSDB). Tem um monte de indígena em área de retomada”.
Por fim, Tiago Botelho, foi contundente: “Para de tentar ganhar like com a dor, com a falta de água das pessoas, Isa. Você não defende os povos indígenas. Grave um vídeo de cara limpa e fale ‘eu sou contra o marco temporal e defendo a demarcação de terras’. Eu, Isa, tenho coragem de dizer: sou contra o marco temporal, defendo a demarcação das terras indígenas. O governo do presidente Lula está construindo casa para os povos indígenas, nós estamos levando água e dignidade. A Universidade Federal da Grande Dourados, da qual eu faço parte, está perfurando o poço. Nós, verdadeiramente, estamos ajudando. Você, na verdade, só está criando tumulto e querendo like. Toma vergonha na cara, Isa”.
“Nós, verdadeiramente, estamos ajudando. Você, na verdade, só está criando tumulto e querendo like. Toma vergonha na cara, Isa”.
