fbpx

Desde 1968 - Ano 56

17.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEntretenimento'Terra e Paixão': indígenas Guató terão destaque em nova novela da Globo...

‘Terra e Paixão’: indígenas Guató terão destaque em nova novela da Globo ambientada em MS

A trama de Walcyr Carrasco estreia em maio e conta a história de uma família ceifada por um crime e a coragem de uma mulher, que enfrenta tudo e todos por sua família.

A nova novela das nove da Globo, “Terra e Paixão”, que estreia no início de maio tem como destaque os povos originários. Ambientada em Mato Grosso do Sul, a trama promete descobertas e superações, além de apresentar a cultura e história da etnia Guató.

Segundo o autor Walcyr Carrasco, os indígenas trarão a memória de seu povo, suas histórias, suas lendas e seus cultos. Durante a trama, a trajetória de Aline, interpretada por Barbara Reis e de outros personagens irão se cruzar com a desses povos indígenas.

Conheça os personagens:

Daniel Munduruku, irá interpretar Jurecê Guató um pajé. O personagem é um homem cheio de sabedoria que tem plena consciência da situação dos indígenas, mas olha para tudo de forma contemplativa, pois “outros mundos surgirão”. Jurecê é procurado pelo povo da cidade, graças a sua grande sabedoria.

“Ele é uma liderança espiritual do povo fictício que foi criado para representar uma parcela da população do Mato Grosso do Sul, a região onde a trama é ambientada. O personagem tem um componente importante porque ele é um sábio, alguém capaz de visualizar o que vai acontecer, uma espécie de profeta e, ao mesmo tempo, alguém inserido no seu tempo, na sua sociedade, no mundo, naquilo que está acontecendo nesse momento. É um homem ligado às tradições e, ao mesmo tempo, antenado ao momento atual”, define o intérprete Daniel Munduruku.

Mapu Huni Kui, irá interpretar Raoni Guató. Filho de Jurecê, Raoni está sendo preparado para se tornar o xamã. Ele é um indígena capaz de transmitir uma grande paz e, em muitas ocasiões, assume o papel do pai. Mapu conta que está utilizando a própria experiência como líder espiritual e músico para compor o personagem.

“Acredito que sendo eu, consigo fazer o meu melhor. O personagem é o Raoni, mas eu vou trazer a minha energia do dia a dia, e como eu sou do palco, eu canto, toco, já tenho um pouco da interação e conexão com o público”, conta.

Filha de Jurecê e irmã de Raoni, Iraê Guató será interpretada por Suyane Moreira. A personagem é especialista em ervas e conhece tudo sobre a medicina da floresta. Ela tem um grande coração, mas sempre foi oprimida. Suyane conta que se inspirou na avó para compor a personagem.

“Eu guardo muitas lembranças boas da minha avó, da minha infância, do conhecimento dela. Ela era uma mulher bem pequenininha no físico, mas gigante nas atitudes. Lembro da força do olhar, a força do agir, a força da decisão que ela tinha, e que eu de alguma forma estou retratando nessa personagem”.

O que você precisa saber sobre a trama

O novelão promete contar a saga de Aline (Barbara Reis), uma mulher forte, cheia de sonhos, que enfrenta o que for pelo futuro de sua família. Sua história, guiada pela força do amor e movida pelo desejo de justiça, se cruza com a da família do maior produtor rural da região, Antônio (Tony Ramos), movida pela ambição e muitos segredos.

Parte do elenco principal da novela viajou, no final de janeiro, para dar início aos trabalhos nas cidades de Dourados e Deodápolis, ambas no Mato Grosso do Sul.

Professora de matemática, Aline Machado vive na fictícia cidade de Nova Primavera, no Mato Grosso do Sul, ao lado do marido Samuel (Ítalo Martins), um pequeno proprietário que luta para manter suas terras, e do filho João (Matheus Assis), um menino forte e corajoso. Após um atentado em sua casa, se vê sozinha com o menino diante das terras deixadas pelo marido.

Forte, batalhadora e corajosa, Aline aprende a plantar e a lidar com as máquinas e com o mercado de agronegócios com a ajuda de Jonatas (Paulo Lessa), primo de Samuel, um amigo fiel nas horas difíceis. Além de contar com ele, tem ao seu lado Jussara Barroso (Tatiana Tiburcio), sua mãe.

Ela apoia a filha, mas teme que suas decisões a prejudiquem. No fundo, deseja que ela venda as terras e volte para a cidade. No entanto, diante da situação que acomete a família, Aline se aproxima dos irmãos Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro), filhos do poderoso fazendeiro Antônio, com quem precisa brigar para manter suas terras e, com eles, descobre sentimentos novos.

(g1)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS