fbpx

Desde 1968 - Ano 56

20.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioBrasilTemporal causa estragos em cinco municípios do Paraná

Temporal causa estragos em cinco municípios do Paraná

27/08/2015 13h40

Um forte temporal registrado nesta madrugada (27) atingiu, pelo menos, cinco municípios do Paraná. Os dados são do primeiro boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado às 9 horas. Segundo o relatório, além de Curitiba, que teve ventos de até 70 km/h, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e São José dos Pinhais registraram estragos causados pelo vendaval, que atingiu todas as regiões do estado.

O saldo, até o momento, é de 163 casas danificadas – sendo 108 em Ponta Grossa – e 656 pessoas prejudicadas. Nenhum morador, no entanto, havia deixado suas casas até o momento da divulgação do relatório. A Defesa Civil também não aponta feridos.

Em Curitiba, a Defesa Civil do município concentra registros de árvores derrubadas, semáforos desligados, casas sem energia e peloelétrica menos um destelhamento de grande proporção. Até às 7 horas, segundo a Prefeitura de Curitiba, haviam sido abertas 31 solicitações no 156 com 23 árvores caídas em 18 bairros.

Foi afetado pelo temporal?
Segundo a Defesa Civil da capital, os bairros mais atingidos pelo vento forte desta madrugada foram CIC, Tatuquara, Pilarzinho e Abranches. Também há registro de estragos causados no Centro, Jardim Botânico e Santa Cândida.
Na região metropolitana, a tempestade causou estragos em Almirante Tamandaré, Campo Largo, Colombo e Fazenda Rio Grande. A Defesa Civil informou que em Lapa, os ventos chegaram a 100 km/h. Em Ponta Grossa e Guarapuava também houve problemas.

Conforme a Defesa Civil, os problemas registrados até o início da manhã foram, na grande maioria, causados pelos ventos fortes, como destelhamentos e quedas de árvores. Por causa da falta de energia elétrica em sua sede, no Batel, o órgão não havia conseguido relacionar, até às 8h15, todos os problemas atendidos em Curitiba durante a madrugada.

Foi em Campo Largo que houve o principal caso de destelhamento, no Hospital Nossa Senhora do Rocio. Segundo o G1 Paraná, não houve feridos. Cidades do interior também foram atingidas. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, o Simepar registrou vento de 90 km/h às 3 da manhã.
A tempestade começou por volta das 3h30 da manhã. A intensidade máxima foi atingida às 3h45, quando, pela medição do Simepar, foram registrados ventos de 59,76 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou 70 km/h.

Falta de energia elétrica

A falta de energia elétrica atinge vários bairros de Curitiba. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Copel informou, às 9 horas, que ainda não possuía o levantamento das regiões da capital sem luz e quantos domicílios foram prejudicados. O órgão disse que deve passar estas informações por meio de uma nota, mais tarde. ( GAZETA DO POVO )

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS