Pular para o conteúdo
Sexta-feira, 6 de novembro de 2026 Dourados 30 °C

Desde 1968 Ano 58

Desde 1968 · Ano 58

Agora
Arquivo

TCE realiza curso de capacitação sobre finanças públicas

Economia – 22/07/2008

Programa de Capacitação do Controle Externo promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) tem continuidade na próxima segunda-feira (21/07) com a realização do curso de Finanças Públicas. Já foi ministrado o curso de Contabilidade Pública e serão realizados ainda os cursos de Auditoria Governamental, Direito Administrativo e Direito Constitucional, com encerramento previsto para 05 de dezembro deste ano.
O curso de Finanças Públicas acontece no período de 21/07 a 01/08 e será ministrado pelos professores Júlio Marcelo da Silva Matias e Marcelo de Freitas Machado. Matias é analista de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), formado em Ciências Contábeis e em Direito com cursos de pós-graduação em Contabilidade e Auditoria Financeira pela Universidade Católica Dom Bosco.
Já o professor Freitas Machado é assessor de Planejamento Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral de MS (TRE/MS), graduado em Ciências Econômicas e com mestrado em Administração e Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Os temas a serem abordados no curso são a evolução das funções do governo e crescimento do setor público; alternativas de intervenção; estrutura das despesas governamentais; produção de bens públicos; programação dos gastos públicos; resultados, financiamento dos gastos públicos, política fiscal e atividade econômica; distribuição de renda, integração, competitividade e tributação; o problema previdenciário no Brasil e administração financeira orçamentária
Com um total de 200 horas-aula, o Programa de Capacitação tem a participação de 180 técnicos das inspetorias, gabinetes, auditoria e Ministério Público Especial e faz parte da atividade capacitação do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo (Promoex).
De acordo com o Coordenador Geral do Promoex/MS, Alexandre Augusto Brandes, o objetivo do Programa é capacitar os servidores do TCE/MS nas áreas mais importantes do controle externo para que os mesmos possam reproduzir esses conhecimentos aos jurisdicionados, auxiliando os agentes públicos no cumprimento de suas atribuições.

Fonte: Folha de Dourados

Anuncie na Folha de Dourados

Desde 1968 informando Dourados e a Grande Dourados.

Fale com o comercial