Um ataque registrado em Bonito (MS), revelou uma cena impactante até mesmo para quem está acostumado ao ambiente silvestre. O monitor ambiental Eduardo dos Santos Brandão trabalhava quando ouviu gritos de uma capivara e ao correr para o local, encontrou uma sucuri em ação.
A capivara havia sido puxada do barranco para a margem de um rio segundos antes da chegada de Eduardo. Ao Conexão Planeta, o monitor relatou que a sucuri estava totalmente enrolada na presa e iniciava o processo de subjugação.
Acostumado ao trabalho em fazendas, o monitor afirmou que não sentiu medo ao se aproximar e gravou um vídeo do momento. A cobra registrada é uma sucuri-verde (Eunectes murinus), também conhecida como anaconda-verde.
Segundo o ecólogo Bruno Miranda, especialista em herpetofauna, trata-se de uma das maiores serpentes do mundo em peso. As fêmeas podem atingir até 8 metros de comprimento e chegar a 250 quilos.
A espécie é semi-aquática e utiliza a coloração verde-escura como estratégia de camuflagem. Com olhos e narinas voltados para cima, permanece quase totalmente submersa, mantendo apenas a cabeça fora d’água. (Informações Portal do Ancorador)


