Desde 1968 - Ano 56

34.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioDouradosBancários participam da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos

Bancários participam da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos

- Advertisement -

José Henrique Marques –

O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região MS está representado na Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, que acontece em Foz do Iguaçu, no Paraná, desde ontem (22) e que será finalizada sábado (24).

Representam a entidade, o diretor de Assuntos Jurídicos, João Grandão, e o diretor Financeiro, Walter Teruo Ogima.

O evento realizado no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu reúne mais de 1,5 mil ativistas e líderes de organizações políticas, movimentos populares, movimento sindical, incluindo a CUT, centrais sindicais e a Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), além de partidos políticos. Estão representados na Jornada, 18 países.

O tema central é a crise sistêmica do capitalismo e as ameaças para a paz e a soberania dos povos, com quatro eixos: o avanço da extrema direita e as ameaças a democracia; a crise do capital, neoliberalismo e a ofensiva contra os bens comuns dos povos, água, terra e energia; ofensiva contra os direitos sociais – precarização e destruição do trabalho, privatização da educação e saúde, crise alimentar e fome; e hegemonia cultural do capital e a crise de valores.  

Um dos pontos altos do encontro será o ato político-cultural com as autoridades de governos e dirigentes de movimentos populares, na noite desta sexta-feira (23), às 19h30, horário de Brasília. O ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica e a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez confirmaram presença no evento.

Além de Mujica e Márquez, devem participar do evento João Pedro Stedile, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Rafael Freire, secretário geral da Confederação Sindical das Américas; Bernadette Esperança, da coordenação nacional da Marcha Mundial das Mulheres; e Karin Nansen, presidente da Amigos da Terra Internacional; entre outros líderes.

A Jornada é organizada pela ALBA Movimentos, Assembleia Internacional dos Povos (AIP), Confederação Sindical das Américas (CSA), Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, Unioeste e UNILA.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -