José Abelha

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário de Campo Grande (SINTRACOM) e da Federação dos Trabalhadores na Construção Civil de Mato Grosso do Sul (FETRICOM-MS), José Abelha, foi nomeado para o Conselho Curador do FGTS. A nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União. O cargo de conselheiro é por dois anos.

O Conselho Curador é formado por 12 integrantes, sendo 6 representantes do governo federal, 3 representantes dos empregadores, e 3 representantes dos trabalhadores. José Abelha representa a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O Conselho Curador do FGTS se reúne, em média, a cada dois meses, com o objetivo de deliberar sobre as diretrizes que norteiam a utilização dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ou seja, define e aprova como e onde são aplicados os recursos do FGTS. A primeira reunião do Conselho Curador em 2021 deverá ser na segunda quinzena de fevereiro.

“Estou muito feliz com a minha nomeação para o Conselho Curador. A minha felicidade é em poder representar todos os trabalhadores perante a definição dos recursos de um patrimônio que é o FGTS. Atuo na área sindical da construção civil já faz uma década, e sei da importância dos recursos do Fundo de Garantia para, por exemplo, diminuir o déficit habitacional no Brasil que está em torno de 8 milhões de moradias”, afirma Abelha. “Sei que o Conselho Curador delibera ações que vão além da questão habitacional, mas seja o que for sempre defenderei a classe trabalhadora na aplicação dos recursos do FGTS”, enfatiza o sindicalista.

Comentários do Facebook