fbpx

Desde 1968 - Ano 56

23.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioEventoSimted Dourados participa de Jornada sobre integração dos povos da AL...

Simted Dourados participa de Jornada sobre integração dos povos da AL e do Caribe

- Advertisement -

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, o Simted-Dourados esteve presente na Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos que aconteceu no município de Foz do Iguaçu-PR.

Participaram da Jornada a Secretária de Formação Social Rosemary Borin Cavalheiro; o Secretário dos Educadores Administrativos , Alexandre Soares Gonçalves; a Secretária de Assuntos Jurídicos Ivonete Laurinda Ferreira; o Secretário de Cultura, Esporte e Meio Ambiente, Delson Roberdo; a Secretária de Saúde do Trabalhador, Kenia Silveira Milan; e a Conselheira Katiucia Cristina Pegorari da Silva.

Foi um evento importante que contou com cerca de quatro mil pessoas com a presença de mais de 20 países. Entre os participantes estiveram presentes sindicatos, movimentos populares, de mulheres, estudantes, lideranças políticas, intelectuais, comunidades acadêmicas e representantes governamentais. Participaram do ato a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez; o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; a ministra da Secretaria da Presidência da Bolívia, Marianela Prada; a deputada federal pelo Paraná e presidente do PT, Gleisi Hoffmann; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri; além de parlamentares e representantes de organizações populares. 

Este encontro pautou a conjuntura política e social dos países da América-Latina e Caribe e como a crise do sistema capitalista ameaça os diferentes aspectos sociais e econômicos desses povos. Também discutiu a luta das mulheres no combate ao patriarcado que se sustenta no papel do homem como meio de proteção em relação à mulher acarretando em processo de subordinação das mulheres. Teve como principal objetivo discutir soluções e caminhos para ampliar a aproximação entre os países do continente e do Caribe.

O desdobramento do capitalismo em sua fase neoliberal vem ameaçando grande parcela da sociedade que sofrem consequências como a precarização do trabalho, a falta de acesso aos direitos básicos, a falta de perspectivas na aposentadoria e a desigualdade social que se estabelecem nas relações de classe, raça e gênero. Nos últimos anos, presenciamos crimes ambientais provocados por grandes corporações transacionais que não respeita fronteiras e o direito dos povos. O capitalismo não é capaz de organizar a produção e distribuição de bens. A lógica da acumulação impede a igualdade e a justiça social.

Nesta perspectiva, o Simted-Dourados entende a importância de eventos desta natureza, pois permite reunir elementos que norteiam a elaboração de políticas públicas destinadas a fazer o enfrentamento das crescentes mazelas sociais. A proposta de integração dos povos entre os países da América Latina e Caribe avançam na organização e mobilização da população para que se possa elevar o protagonismo político, social e ideológico no âmbito de cada país, deste modo, resistiremos contra a ofensiva da política imperialista e neoliberal dos Estados Unidos.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -