Na última sexta-feira, dia 21 de novembro de 2025, aconteceu o Sarau LeiA Mulheres, que reuniu aproximadamente 200 pessoas na ADUF Dourados.
O Sarau foi organizado a partir de uma parceria entre a Academia de Letras do Brasil-Seccional Dourados-MS (ALBD), o Grupo Crítica Feminista UFGD, o grupo Ecoando Vozes UEMS e o projeto Território de Escrevivência/UFGD. Foi o primeiro evento organizado pela atual diretoria da ALB, tendo à frente na organização Ilsyane Kmitta e Maria José Martinelli pela ALB e Alexandra Pinheiro e Claudia Roma pela UFGD.
Cada detalhe do Sarau foi pensado com muito carinho pelas organizadoras, que trouxeram um conjunto de atividades artísticas/culturais que encantaram o público presente. Com um ambiente agradável e uma decoração composta por imagens de mulheres, varal de poesias, quadros com poemas, painel de fotos e a exposição Territórios de Carolina Maria de Jesus. A Associação dos Docentes da Universidade Federal da Grande Dourados (ADUF), também entrou como parceria, cedendo a se de sindicato para a realização do evento.
Abrindo o Sarau, a apresentação de Luana Macena – LUMACÊ – foi muito aplaudida pelo público presente. Luana esteve presente no palco também fazendo uma belíssima parceria com João Martinelli, com Paulo Portuga e João Alexandre. A música foi o ponto alto do sarau que ainda contou com as apresentações musicais de Lúcia Guilherme, Júlia Medina, Alessandra e Juliana.
As declamações ficaram por conta da cordelista Aurineide Alencar e da poetisa Odila Lange, que trouxeram o cordel sobre mulheres. Houve ainda a participação de Rosana Daza e sua filha, Tainá, que fizeram uma emocionada declamação homenageando as mulheres.
Na dança, a apresentação de Lara Teles levou os presentes a pedir bis. A jovem bailarina, com sua graça e leveza, encantou na dança solo e também na dança acompanhada por João Martinelli, na performance do videoclipe da música Maquiagem, recentemente lançada por João Martinelli.
A apresentação de dança indígena com o Grupo Senô Terenoe foi acompanhada com atenção pelos presentes. Para que essa apresentação fosse possível, houve a parceria da Assessoria da deputada Gleice Jane, que auxiliou no transporte das indígenas da Aldeia Jaguapiru até o local do evento.
Cássia Reis trouxe, para envolver e contagiar, a dança circular, tirando todos de seus lugares, com risos e passos cadenciados por cantos e movimentos ritmados.
Por sua vez, a contagiante apresentação das Baianas do Complexo Cultural Girassol, trouxe colorido e flores para o centro do palco. Em seguida, o som dos atabaques do Curimba de Ouro, foi acompanhado pelas palmas e empolgação dos presentes.
As comidinhas gostosas ficaram por conta da participação da economia solidária e do pessoal da Casa da Mãe Joana. Houve também o sorteio de livros, gentilmente doados pela Livraria Canto das Letras e pela Editora da UFGD.
O Sarau LeiA Mulheres foi muito elogiado por todos e, para a ALB, é um evento que caminha no sentido da consolidação de seu propósito de parceria com as instituições locais, visando levar a cultura, a música e a literatura para todos os lugares.






















