Desde 1968 - Ano 56

27.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioColunista'São Sebastião', por José Tibiriçá Martins Ferreira

‘São Sebastião’, por José Tibiriçá Martins Ferreira

José Tibiriçá Martins Ferreira (*) –

Dia 20 de janeiro, na terça-feira ê uma data festiva e religiosa comemorada na Picadinha há muitos anos e muitas cidades brasileiras, sendo o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, feriado. A bandeira do santo com um grupo de homens da família Oliveira e Braga percorria o Picadinha, sendo recebido na maioria das residências. Após isso os visitantes recebiam as ofertas para o dia da festa e o local era antigamente a casa da dona Benvinda Oliveira Braga, onde a bandeira era rececpcionada, depois de percorrer a região. O grupo foi com o tempo agregado por componentes de pessoas do Municipio de Itaporã onde a bandeira visita residencias e tomou força com entrada das mulheres.

Hoje o CTG e parte das áreas da Fazenda São Domingos no Distrito de Picadinha onde a celebração dessa festa era realizada pertencem cartorialmente ao Município de Itaporã.
Este ano as festividades aconteceram no dia de ontem nas dependências do Clube CTG, na Vila Cerrito, prestigiada por muitos picadenses e outras pessoas do Município de Dourados. Estive lá, assisti a apresentação religiosa e cultural, depois rezado um terço e após servido um jantar. É uma comemoração que deveria constar do calendário de festividades do nosso Município de Dourados.

São Sebastião, era um soldado romano que converteu-se ao cristianismo. e a data celebra o santo mártir, protetor contra a fome, peste e guerra com missas procissões e festividades culturais sendo um dia de devoção e celebração em muitas cidades por todo mundo.

(*) Advogado e produtor rural na Picadinha.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS