José Henrique Marques e Juliel Batista –
Convênio firmado entre as direções da Santa Casa de Campo Grande e do Hospital Santa Rita, na manhã de ontem (20), fortalece a rede de saúde Dourados e região, com a disponibilização à população de estruturas hospitalares de excelência.
A parceria amplia a atuação da Santa Casa da Capital no interior do estado, e consolida Dourados como polo estratégico de atendimento, ampliando a oferta de serviços hospitalares em toda a região sul de MS, com população estimada em 1,5 milhão de habitantes.
Depois de visita técnica pelas instalações do hospital, o convênio foi assinado no auditório do Santa Casa/Santa Rita, que passará a se chamar, durante o processo de transição, já em curso, “Santa Casa de Dourados”, preservando a história de quase meio século da instituição.
Há cerca de cinco meses (desde que assumiu a direção do tradicional hospital douradense) o grupo vinculado à Santa Casa da Amazônia vem saneando as finanças, firmando convênios e parcerias, reformando, ampliando e adequando a unidade de saúde.

Estavam presentes na assinatura do convênio, o diretor-presidente da Santa Casa/Santa Rita, Alysson Carlos Lorre, a diretora clínica da Santa Casa/Santa Rita, Fernanda Bartoni; o médico Edson Azevedo, a presidente e o vice-presidente da Santa Casa de Campo Grande, Alir Terra Lima e Jary Castro, Beatriz Lemes, diretora executiva do plano Santa Casa Saúde; e Paulo Duarte, diretor empresa responsável pelo plano de expansão.
Logo após a assinatura do convênios, as direções das entidades de saúde concederam entrevista coletiva a imprensa de Dourados, Ponta Porã e Campo Grande.
Mudança de nome
Sobre a mudança de nome do hospital, Alysson Lorre explicou que “de Santa Casa, automaticamente todos vão dizer Santa Casa de Dourados. A transição da fachada já começou. O hospital vai se chamar Santa Casa / Santa Rita, porque não vamos apagar toda a história de 50 anos que esse hospital tem”.
“Estamos funcionando efetivamente desde o primeiro dia que assumimos, em 2 de junho. Pegamos o hospital fechado, ampliamos o pronto atendimento, reabrimos UTI, reativamos pediatria… tudo subsidiado por nós. Com essa parceria do plano de saúde, vamos nos dedicar ainda mais e mostrar que somos capazes de oferecer um atendimento de excelência à população”, disse ele.
“Com essa parte do plano de saúde, acreditamos que poderemos acolher a todos, trazendo o melhor atendimento, e estando aqui sempre aberto, tanto a direção quanto a parte clínica, abertos a toda a população, não restringindo nada para que a gente possa ter a maior transparência possível e fazendo o melhor para toda a população. Esse é o nosso grande objetivo.”
SUS: “Estamos trabalhando muito. Já temos convênios com prefeituras, estamos finalizando tratativas jurídicas, e estamos prontos para atender 100% SUS assim que o Estado formalizar os contratos. Esse é o nosso maior caminho.”
Aliança
Alir Terra Lima destacou que “a Santa Casa de Campo Grande é referência em média e alta complexidade no Estado: queimados, cirurgia cardíaca, é a única. Com o plano Santa Casa Saúde, quem for atendido aqui no Santa Rita e precisar de algo que não possa ser feito aqui será encaminhado imediatamente para Campo Grande. Isso traz segurança ao paciente: ele será atendido em Dourados e, se necessário, no Hospital Master”.
Ela lembrou que Dourados está a 220 quilômetros de Campo Grande, “é um tempo grande, e nós precisamos ter um atendimento eletivo nos primeiros momentos. É isso que estamos fazendo aqui hoje, expandindo o Plano Santa Casa Saúde para as regiões do Mato Grosso do Sul”.
“A aliança entre Santa Casa e o Santa Rita inicia um novo ciclo para a saúde regional, reforçando atendimento, ampliando especialidades e devolvendo protagonismo a um dos hospitais mais tradicionais do interior sul-mato-grossense. A expectativa é que o convênio transforme Dourados em um eixo ainda mais forte de assistência para toda a população do Cone-Sul”.
A diretora da Santa Casa de Campo Grande destacou ainda que “estamos muito felizes e queremos agradecer aos médicos, aos dirigentes do Hospital Santa Rita, que vai se tornar em Santa Casa também, né? Porque Santa Casa é um nome forte, e ela é santa porque cuida das pessoas.”



O diretor-executivo da Duarte & Cruz Soluções (empresa responsável pelo plano de expansão) Paulo Duarte, agradeceu a equipe técnica que “participou de todas as etapas e foram os desbravadores para que hoje nós tivéssemos alcançado esse objetivo, que é a assinatura do termo de credenciamento pelo plano Santa Casa Saúde do Hospital da Santa Casa do Amazonas”.
“Nós fizemos diversas pesquisas, e quis o destino — e eu sempre coloco a fé nisso — que nós viéssemos para cá, especificamente aqui, neste momento. Muito obrigado a toda a equipe… aos nossos parceiros… e aos dirigentes que sonharam isso conosco. Cuidar de vidas é nobreza na essência. Muito obrigado Beatriz, muito obrigado doutor Alir, muito obrigado Jary”. “E dizer aos cidadãos douradenses: nós chegamos e vamos cuidar de vocês.”
Ele afirmou que “esse projeto não vai parar por aqui, vamos subir o mapa, vamos levar o plano para todo o Brasil. Ir onde ninguém quer ir é um desafio, e nós aceitamos esse desafio”.
Jary Castro – Vice-presidente da SantaCasa de Campo Grande
Jary Castro destacou que “para todos os douradenses e toda a macrorregião, abrir a porta hoje do Hospital Santa Casa Santa Rita com o plano de saúde da Santa Casa é trazer o melhor atendimento dentro de um hospital de tradição e com as portas abertas”, disse Jary Castro, ressaltando que “nosso coração está voltado para todo o público do Mato Grosso do Sul; queremos transformar o momento de dor em um momento de paz, trazendo a paz de espírito para todos”.
Ele garante que essa parceria “vem para somar e reviver toda a história que o Hospital Santa Rita teve, que marcou a vida de muitos em toda a região.”

