Nesta segunda-feira (17), é dia de rememorar o legado da Sanesul em Dourados publicado no livro ACED 80 Anos – Uma História de Sucesso, lançado em 29 de maio de 2025; leia a seguir…
A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) é responsável pela gestão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em diversas cidades do estado, incluindo Dourados. Iniciou suas atividades no município, na década de 70, e, desde então, busca oferecer qualidade no atendimento, prezando pela eficiência, transparência e sustentabilidade.
Ao longo dos anos, a Sanesul tem se dedicado à ampliação e à modernização de sua infraestrutura com o objetivo de garantir a oferta de água potável e o tratamento adequado do esgoto, assim como o de melhorar as condições de saneamento básico para a população douradense. A empresa também tem se empenhado para minimizar os impactos ambientais e para otimizar o uso dos recursos hídricos. Desse modo, a Sanesul investe constantemente na cidade, trazendo melhorias significativas que impactam diretamente na qualidade de vida dos moradores e no futuro de Dourados.
Diariamente, a companhia fornece cerca de 61 milhões de litros de água tratada para a população. Para isso, mantém uma estrutura de captação no Rio Dourados, e mais 21 poços ativos, uma grande es tação de tratamento e um centro de reservação com 18 reservatórios, possibilitando o fornecimento de água potável, de forma constante.
A expansão da rede de esgoto é, sem dúvida, um passo importante rumo a um futuro com mais qualidade de vida, mais sustentabilidade e mais respeito ao meio ambiente. Por isso, a Sanesul já coleta e trata 88% do esgoto doméstico, atingindo a meta de universalização do esgotamento sanitário, com o apoio de cinco grandes estações de tratamento.
Novas redes de abastecimento de água, sistemas de tratamento de esgoto mais eficientes, infraestrutura moderna atendem às necessidades da população. Tudo isso reflete o compromisso da empresa com o desenvolvimento da cidade, assegurando um sane amento básico de excelência e serviços que funcionam com qualidade e responsabilidade.
Dourados é o município de Mato Grosso do Sul com o maior volume de ligações de água e esgoto, consequentemente, recebe os maiores investimentos em obras de infraestrutura de saneamento. Com água tratada chegando até as casas e com o tratamento adequado do esgoto, os moradores de Dourados têm experimentado uma verdadeira transformação. A saúde pública tem sido beneficiada, as doenças relacionadas ao saneamento têm diminuído e a qualidade de vida na cidade está cada vez mais favorável.
Sanesul: Conexão de água e esgoto com meio ambiente saudável
A Sanesul foi criada, a partir da Sanemat (Empresa de Saneamento de Mato Grosso), no mesmo ano em que se criou o estado de Mato Grosso do Sul, herdando 17 sistemas em operação, com um total de 52.200 ligações de água e esgoto. Fundada em 26 de janeiro de 1979, a empresa consolidou-se como referência nacional na gestão de água e esgoto, destacando-se pelo compromisso com a universalização do saneamento e pela busca constante por inovação e sustentabilidade.
A companhia universalizou o abastecimento de água nos 68 municípios e nos 65 distritos onde opera, e avança para atingir a universalização do esgotamento sanitário antes do prazo estipulado pelo novo Marco Legal do Saneamento, que prevê essa meta até 2033.
Para alcançar tal objetivo, a empresa investe em infraestrutura, tecnologia e gestão eficiente, promovendo melhorias que impactam diretamente a qualidade de vida da população e a preservação ambiental. A Parceria Público-Privada (PPP) do Saneamento, firmada em 2020/21, com a Ambiental MS Pantanal (Grupo Aegea), foi passo significativo e tem sido um diferencial nessa trajetória, viabilizando investimentos expressivos e acelerando a execução de obras essenciais.
Para ampliar o saneamento no estado, a empresa segue planejamento estratégico robusto. Em 2024, investiu R$ 200 milhões em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Os próximos cinco anos devem registrar um crescimento ainda maior nos investimentos. Entre 2025 e 2029, a empresa prevê um aporte de R$ 900 milhões.
Com cada investimento realizado, a infraestrutura se fortalece, aproximando Mato Grosso do Sul da meta de universalização do esgotamento sanitário. A Sanesul segue comprometida em expandir o saneamento básico, reafirmando o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.
O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destaca que os investimentos contínuos e a modernização da infraestrutura são fundamentais para garantir a universalização do saneamento. “Nosso compromisso é seguir avançando, levando saneamento de qualidade para toda a população e contribuindo para a preservação do meio ambiente”, enfatiza o dirigente.
Inovação no Saneamento
A Sanesul adota tecnologias avançadas para aumentar sua eficiência operacional. No Núcleo de Operações e Controle (NOC), por exemplo, técnicos controlam elevatórias, reservatórios e estações de tratamento de água por Telemetria, monitorando a pressão da água nas redes de distribuição, identificando vazamentos e reduzindo perdas.
O setor de tecnologia da informação (TI) é estratégico, interligando todos os escritórios da Sanesul ao seu banco de dados localizado na sede, Campo Grande, mantendo atendimento 24 horas e garantindo a segurança e a proteção dos dados da empresa e dos clientes.
A modernização é fundamental para a segurança e o crescimento da empresa, por isso os investimentos no parque tecnológico fazem parte das ações estratégicas de inovação da estrutura de TI.
A empresa também trabalha em projetos de Eficiência Energética, uma iniciativa crucial para a sustentabilidade e a redução de custos operacionais. Além disso, impulsiona práticas sustentáveis com foco na destinação correta dos resíduos, na recuperação de áreas degradadas e no uso consciente dos recursos hídricos. Consequentemente, ela reforça seu compromisso de equilibrar desenvolvimento urbano e preservação ambiental.
Reconhecimento Nacional e Compromisso Ambiental
A Sanesul recebeu importantes prêmios, firmando-se entre as companhias públicas de saneamento mais eficientes do Brasil. Em 2024, foi vencedora em três das cinco categorias do I Prêmio Nacional Universalizar, promovido pela Associação Brasileira das Em presas Estaduais de Saneamento (Aesbe). Está entre as melhores empresas, segundo a revista IstoÉ Dinheiro e o Jornal Valor Econômico, prêmios recebidos pelo seu desempenho financeiro, pela gestão estratégica e capacidade de crescimento sustentável.

Gestão Estratégica e Foco na População
A atuação da Sanesul está alinhada às diretrizes do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, garantindo investimentos contínuos e inovação no setor. Sob a orientação do governador, Eduardo Riedel, a empresa segue um modelo de gestão que prioriza eficiência, qualidade dos serviços e responsabilidade ambiental. Nesse sentido a modernização do saneamento impacta diretamente no desenvolvimento econômico dos municípios atendidos. Regiões com infraestrutura consolidada apresentam melhores índices de qualidade de vida, redução de doenças e maior atratividade para novos investimentos. A presença de um sistema eficiente de abas tecimento de água e esgotamento sanitário valoriza os imóveis, impulsionando setores como turismo, comércio e indústria.
Projeções para os Próximos Anos
Com um planejamento consistente e investimentos constantes, a Sanesul avança para tornar Mato Grosso do Sul um dos primeiros estados a alcançar 100% de cobertura de esgotamento sanitário, antecipando a meta nacional de 2033.
A infraestrutura modernizada, aliada à inovação e à responsabilidade ambiental, coloca a empresa como uma das principais referências do setor no Brasil. O compromisso com o desenvolvimento sustentável segue como prioridade, assegurando que a população tenha acesso a serviços de qualidade e que o meio ambiente seja preservado para as futuras gerações.


