Desde 1968 - Ano 56

26.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioColunistaCachoeiras, Comunicação Institucional, Biogás e COP28, Conselhos Tutelares unificação

Cachoeiras, Comunicação Institucional, Biogás e COP28, Conselhos Tutelares unificação

- Advertisement -

Mariana Rocha –

Aconteceu no último dia 3, Domingo, o 5º Encontro de Cicloturismo – Rota das Cachoeiras, um evento realizado pelo Mountain Bike Juti Rota das Cachoeiras, com o apoio da Prefeitura de Juti, Câmara de Vereadores através da Vereadora Luzia Rocha (PSD) e patrocinadores. Durante o percurso da prova, cerca de 400 ciclistas de várias cidades do estado, do Paraná e também do Paraguai suportaram o calor e atravessaram obstáculos. A turma pedalou por cerca de 35km em estradas de terra, asfalto, areia e também atravessando um circuito de cachoeiras, dentre elas: a Cachoeira do 80, a Cachoeira do Luzinho, o Salto Pirapó, e também a Cachoeira Santa Luzia. Um programa radical para todas as idades, apreciando a natureza e testando a força e resistência de cada um. Entre o pedal e o refresco das águas, o evento que em 2023 foi um grande sucesso, tem potencial para se tornar uma atração turística para ciclistas do Mato Grosso do Sul e quem sabe de todo o Brasil? Pois é! Se depender da organização, o Cicloturismo promovido na Rota das Cachoeiras de Juti vai elevar seu nível a cada ano que passar.

Comunicação Institucional: A assessoria de imprensa é uma das ferramentas essenciais na mediação de uma Prefeitura com a opinião pública e a sociedade, o que deve se dar via mídia impressa, eletrônica e digital. Uma comunicação institucional deve atuar de forma planejada e responsável. A comunicação institucional dissemina informações de interesse público sobre as práticas e políticas públicas de uma Prefeitura. Cabe a uma boa comunicação institucional dar apoio às secretarias e demais organismos componentes do Governo Municipal para a realização de eventos e ações. Enfim, a comunicação institucional tem um motivo de ser e existir e não cabe a utilização deste espaço para ataques pessoais ou direcionados. Vai vendo…

Biogás: O biogás é um tipo de biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos (de origem vegetal ou animal), que são decompostos, produzindo uma mistura de gases, cuja maior parte é composta de metano. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima COP28 em Dubai, a gigante JBS anunciou o investimento de R$ 220 milhões, para expandir a utilização de biogás de forma global. Uma relação “Ganha-ganha” que destina o gás gerado na produção para a geração de energia. Em 2023, a JBS implementou um projeto em que 10 lojas da Swift no Brasil passaram a ser abastecidas com eletricidade produzida por geradores a biogás, uma energia limpa e renovável, produzida por meio de biodigestores que capturam e processam o metano em unidades produtivas da empresa.

Unificação dos Conselhos Tutelares: A resolução Nº 26/2023 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA ) publicada no Diário Oficial do município de Dourados em 9 de novembro de 2023 indica a unificação dos prédios do Conselho Tutelar de Dourados, centralização que deve ser contestada na medida em que pode dificultar o acesso para pessoas que moram nos locais mais periféricos da cidade. O artigo 1º da resolução determina a unificação do Conselho Tutelar Centro e Conselho Tutelar Leste para que passem a funcionar em um único prédio. O movimento é preocupante, pois a extensão territorial da cidade é cada vez maior e o poder público deve preconizar a descentralização de orgãos que prestam atendimento ao público, para resguardar o acesso. A resolução também afirma que a Prefeitura de Dourados deverá escolher o prédio onde passará a funcionar o Conselho Tutelar, podendo ser selecionado como prédio a estrutura atual onde funciona o Conselho Tutelar Leste, prédio que fica ao lado da sede da prefeitura municipal e muito distante, por exemplo, da Reserva Indigena de Dourados, local onde acontecem muitas ocorrências envolvendo a integridade física e psicológica de crianças e adolescentes douradenses.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -