O vereador Marcelo Mourão (Podemos) homenageou no plenário do Legislativo Municipal, com uma Moção de Congratulação, Rosane Elizete Pederiva, primeira mulher patroa do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Querência do Sul, que tem uma grande história dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho no Mato Grosso do Sul.  

Marcelo Mourão disse que essa homenagem é o reconhecimento público pelo trabalho que ela desenvolve com a comunidade gaúcha e pela dedicação, mesmo em tempos difíceis como o que enfrentamos com a pandemia. O vereador destaca que mesmo sem os eventos ela conseguiu com apoio dos associados, manter a entidade de portas abertas.

História – Rosane chegou a Dourados com 12 anos de idade. Ela veio com os pais, irmãos, avós, tios e primos. Em Janeiro de 1978, junto com outros gaúchos, seu pai Neri Pederiva fundou o CTG de Dourados e, desde então, Rosane sempre esteve presente nas atividades.

Em 2017 esteve à frente das Invernadas Artísticas, auxiliou na retomada dos grupos de dança; em 2016 foi primeira Prenda Xiru e em 2018 primeira Prenda Veterana do Movimento Tradicionalista Gaúcho do MS. Em 2020 foi eleita Patroa da entidade, reeleita em 2021 e mantém o cargo até hoje.

Formada em Pedagogia e Educação Artística, Rosane exerceu a profissão de professora por 25 anos até se aposentar, e hoje se dedica exclusivamente ao CTG e à família. Casada com Edvan Romera de Souza, tem duas filhas Katharine e Karoline Pederiva, que também participam do Movimento.

Rosane desenvolve uma gestão com muito amor, garra e tradição, mantendo o legado de sua família e a chama do tradicionalismo gaúcho acessa. “É por essa história de superação e vitória que registramos nessa Casa de Leis essa importante e merecida homenagem”, destaca Marcelo Mourão.

Comentários do Facebook