fbpx

Desde 1968 - Ano 56

15.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioBrasilRodízio de pneus: fazer ou não?

Rodízio de pneus: fazer ou não?

26/07/2018 10h47

Por: Folha de Dourados

Quando falamos de carros, trânsito e direção, diversos são os mitos e informações contraditórias. No meio de tantas discussões, uma questão pode trazer incertezas e deixar os motoristas menos experientes confusos: afinal, o rodízio de pneus deve ou não ser realizado?

O que é e para que serve o rodízio de pneus?

Para começar, o rodízio dos pneus nada mais é do que a troca de posição dos mesmos entre os eixos traseiro e dianteiro, a fim de igualar o desgaste sofrido pela borracha, o que garante benefícios como melhor desempenho na frenagem e direção, economia de combustível e aumento de vida útil dos pneus.

A prática é recomendada por fabricantes, e no manual do proprietário do veículo estão especificados os prazos para realizar o rodízio. Apesar de variar devido aos tipos de pneus e modelos de carro, recomenda-se fazer o rodízio entre 5.00 e 10.000 km rodados. Se você tem o costume de trafegar por lugares que favorecem o desgaste mais rápido dos pneus, realize o procedimento antes do tempo estimado.

Como fazer o rodízio de pneus?

Para aqueles que ainda não realizaram o rodízio em seus carros fica o alerta: A falta de conhecimento do processo pode trazer danos a outras peças de seu automóvel. A suspensão é uma delas.

Mas como fazer o rodízio? Se seu carro tem tração dianteira, coloque os dois pneus dianteiros do mesmo lado, só que no eixo traseiro. Com os pneus traseiros, o processo é diferente: eles precisam ir para a dianteira em lados invertidos. Em caso de tração traseira, é só inverter todo procedimento.

Para pneus unidirecionais, que só podem rodar de um lado, a troca deve ser realizada do eixo dianteiro para o traseiro e vice-versa, sendo vedada a inversão dos lados. Nesses casos, será necessário o desmonte para que o pneu no aro seja invertido.

O pneu estepe também participa do rodízio?

O mais indicado é que o estepe seja incluído no rodízio, mas apenas se ele for das mesmas medidas que as outras 4 rodas. O uso do estepe irá nivelar o grau de desgaste em relação aos demais, trazendo equilíbrio à direção. Não deixe também de alinhar, balancear e calibrar seu veículo após o rodízio: esses procedimentos garantem a segurança para trafegar tranquilamente.

Rodízio de pneus: fazer ou não?

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS