No segundo dia da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), realizado nesta quinta-feira (13), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), participa de painéis sobre licenciamento ambiental e apresenta o Plano MS Carbono Neutro 2030, conforme informações do Campo Grande News.
Às 9h (horário de Brasília), o governador participa do painel “A Lei Geral do Licenciamento Ambiental e o Papel dos Estados”, promovido na Green Zone da Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente). O encontro discute as diretrizes para um modelo mais eficiente e sustentável de licenciamento em todo o país.
Já no início da tarde, às 12h30, também no horário de Brasília, Riedel marca presença no Espaço Arena da Agrizone, Casa da Agricultura Sustentável — coordenada pela Embrapa —, onde apresenta o Plano MS Carbono Neutro 2030. A iniciativa tem como pilares a neutralidade de emissões, o fortalecimento da agropecuária sustentável e a transição energética justa, com foco na ampliação de fontes limpas, como biogás, etanol, biomassa, hidrogênio verde e energia solar.
Ao lado do secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o governador detalha as metas, estratégias e desafios para colocar Mato Grosso do Sul na vanguarda da governança ambiental e do desenvolvimento sustentável.
Riedel retorna ao estado ainda nesta quinta-feira (13), após as agendas oficiais. (M.E)

