Uma jovem de 21 anos procurou a polícia na tarde desta terça-feira (29) para denunciar um caso de discriminação religiosa sofrido dentro do condomínio onde mora, no Bairro Jardim Carioca, em Campo Grande.
Segundo relato registrado em boletim de ocorrência, a jovem, que se identifica como praticante da religião Umbanda, contou que reside no local há cerca de dois meses e vem sendo alvo de perseguição e comentários ofensivos por parte de uma vizinha.
Entre as frases atribuídas à suspeita estão expressões como:
“Religião do capeta”,
“essa religião induz à prática de coisas erradas”
e “faz os adeptos ficarem loucos e falarem besteiras”.
Em outro episódio, a vizinha teria dito que a jovem seria “uma macumbeira desgraçada” e que ela “iria contaminar o apartamento”. De acordo com a vítima, as falas foram dirigidas ao síndico do prédio e ao proprietário do imóvel, o que teria gerado pressão para que ela desocupasse o apartamento.
A jovem afirma que, em razão do conflito e da discriminação, foi informada de que deverá deixar o imóvel até o dia 2 de agosto.
O caso foi registrado na Polícia Civil como prática, indução ou incitação à discriminação ou preconceito de religião, conforme previsto na legislação penal brasileira. A Delegacia de Polícia Civil vai investigar a denúncia. (J.B)