28/08/2015 13h25
Refugiados mortos na Áustria: quatro suspeitos foram presos na Hungria
Por: Folha de Dourados
(*) Ana Carolina Rohatsch
Os números agora são oficiais: são 71 os refugiados encontrados mortos em um caminhão refrigerado que foi abandonado ontem numa rodovia austríaca. Dentre as vítimas, que aparentemente vieram da Síria; 59 eram homens, oito mulheres e quatro crianças – com uma menina de apenas dois anos de idade entre elas. As causas da morte ainda estão sendo investigadas em Viena.
Após a tragédia, que ocorreu no leste da Áustria, na auto-estrada A4, próximo à Parndorf; quatro suspeitos de estarem relacionados com as mortes foram presos na Hungria, país vizinho.
Apenas um documento foi encontrado entre os corpos e trata-se de um documento sírio de viagem. Mas ainda não há confirmação de que todas as vítimas sejam sírias.
Durante a conferência para imprensa, que aconteceu hoje pela manhã, o Diretor da Polícia Nacional Austríaca anunciou que o proprietário do caminhão está entre os quatros detidos, sendo um deles afegão e portador de carteira de identidade húngara; e os outros três cidadãos búlgaros – que também é a nacionalidade do dono do caminhão.
Paralelamente às prisões efetuadas na Hungria, segue aberta uma investigação com o objetivo de esclarecer as razões por trás da tragédia. A polícia húngara já interrogou 20 pessoas desde ontem, segundo a porta-voz da Polícia do Estado de Budapeste, Viktoria Kovacs Csiszer.
A polícia ainda não pode fazer afirmações confiáveis sobre a causa das mortes, mas pressupõe-se que as pessoas morreram sufocadas no caminhão; e que já estavam mortas dois dias antes de serem encontradas.
De acordo com o Diretor do Ministério Público de Eisenstadt, Johann Fuchs, ainda não se sabe também quando os presos serão transferidos para a Áustria.
(*) Freelancer (Áustria)
