Nesta segunda-feira, dia 02 de agosto, mais de 205 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de MS voltam para as salas de aula – de forma híbrida – após um ano e meio de atividades remotas desde a suspensão das aulas presenciais, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, em março de 2020.

Orientado pelo Protocolo de Volta às Aulas, lançado em novembro do ano passado, o início das atividades presenciais se dará de forma alternada (com o escalonamento das turmas), observando os indicadores de risco – também chamado de “bandeiras” – do Prosseguir, que servirão como base para definir o percentual de estudantes que poderão frequentar as salas de aula simultaneamente.

O escalonamento das turmas se dará com base na organização proposta por cada unidade escolar, de acordo com as cores das bandeiras atualizadas periodicamente pelo Prosseguir. Conforme o grau de risco indicado em uma cidade, todas as escolas da Rede Estadual localizadas no município deverão seguir o mesmo percentual sinalizado pela cor da bandeira, que vai de 30% (cinza) a 90% (amarela). Na bandeira verde, as atividades ocorrerão de forma 100% presencial.

“A alternância será adotada quando as bandeiras estiverem nas cores amarela, laranja, vermelha e cinza. O escalonamento das turmas deixará de ocorrer somente quando o município estiver com a bandeira verde, que indica grau de risco baixo. Neste caso, teremos as turmas completas e sem a alternância”, explica a secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta.

Durante o período de escalonamento das turmas, os estudantes também serão atendidos por meio das Atividades Pedagógicas Complementares (APCs) que poderão ser disponibilizadas de forma virtual ou impressa pelas equipes escolares da REE.

“Para este retorno das atividades presenciais, é fundamental que os pais mantenham o contato com a escola, com os gestores, a fim de ‘tirar’ possíveis dúvidas e conhecer melhor a organização que será adotada durante este período. O diálogo, como sempre, é imprescindível”, completa a secretária.

Justificativa de falta

No fim de semana, a SED emitiu comunicado esclarecendo a questão da justificativa de falta dos anos na retomada das atividades presenciais. Confira aqui o comunicado

Neste retorno às aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino, a SED criou uma página com os detalhes sobre a alternância das turmas, aprofundamento sobre o Protocolo de Volta às Aulas e outras informações. Acesse: https://www.sed.ms.gov.br/aulas-presenciais-2021/

Comentários do Facebook