(*) Rebecca Loise

Mãe,

Eu saí de você. Que maluquice isso da gente se ver um bichinho mamífero, que precisa de amor e aconchego, comida e cuidado, para se manter na vida.

Para que eu exista, você me carregou por longos 8 meses em sua barriga. Eu tinha pressa de viver e quis vir antes para saber o que é que estava rolando nesse mundão. Eu sei, nós sabemos, que – por muito tempo – nós duas vivemos num eterno conflito de amoródio. Não tínhamos tanta noção do que o patriarcado faz com nosso jogo de relações. Não tínhamos tanta ideia sobre a cilada do machismo: que nos coloca para competir e rivalizar o amor dos homens. Não sabíamos que competir o amor de um homem poderia nos colocar como um objeto a ser por vezes descartado, por vezes manipulado, por vezes idealizado para corresponder a uma lógica de prazer & gozo que não a nossa.

Eu quis ser minha própria mãe por longos períodos e senti muito a sua falta. Hoje eu consigo me abrir e dizer que sinto muito ter sido marionete das relações de poder. Sinto muito ter aprendido a idealizar o amor romântico. Sinto muito por ter sido uma filha tão rebelde.

Contudo, minha rebeldia me fez buscar os livros, a filosofia, a arte erótica, o feminismo, a psicanálise, a psicologia, a literatura, as pessoas todas que eu sou faminta por conhecer, o saber histórico, a consciência corporal, o meu próprio prazer para hoje poder ser quem sou e te dizer que: obrigada por ter me colocado no mundo, por ter suportado ser minha mãe, por ser tão inteligente & diva, por ser tão profissional, por ser chique, bailarina, linda, estudiosa e por estar belamente aprendendo a viver sua vida como merece viver: sendo você, livre e desimpedida para fazer teu caminho no mundo com cada vez menos opressão. Sigamos!

Eu te amo!

Essa é a minha mãe, @danielladelucia

diadasmães #psicanáliseearte #artesdacena #artesdocorpo #arteepsicanálise #PsicanARtista #criaçãopoética #corpoético #corpoperformativo #corpolivre #atriz #autoficção #autofotografia #performanceart #rebeccaloise #artedaperformance #fotografia #arteexpressiva #mulheresemcena #poesiaautoral #escritadesi #atriz #atrizbrasileira #actress #feminismo

(*) Rebecca Loise De Lucia Freire é psicanalista, psicóloga, mestra em Psicologia Social pela PUC-SP e artista. Atende atualmente apenas de forma on-line. Trabalha na área de pesquisa e criação artística em Arte & Psicanálise. Pós-graduanda em Corpo: Dança, Teatro e Performance pelo Centro de Artes e Educação Célia Helena.
Contato: [email protected] / [email protected]
Instagram: @rebecca.loise / @rebeccaloise.psi

Facebook: /rebeccafreirepsicanalista

Comentários do Facebook