Um levantamento divulgado hoje pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta que o senador Sergio Moro (União Brasil) lidera a disputa pelo governo do Paraná entre os curitibanos, com 41,3% das intenções de voto.
Em seguida aparecem o deputado estadual Requião Filho (PDT), com 25,3%, e o vice-prefeito Paulo Martins (Novo), com 14,6%. Ratinho Junior lidera para o Senado.
Outros nomes incluem o secretário estadual das Cidades, Guto Silva (PSD), com 3,1%, e o presidente de Itaipu, Ênio Verri (PT), com 2%. 5,8% dos entrevistados não souberam ou não opinaram e 7,8% declararam voto nulo.
O instituto também simulou cenários alternativos com diferentes candidatos do PSD, como o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, e o vice-governador Darci Piana, mostrando variações nas intenções de voto.

Disputa para o Senado: Ratinho Junior lidera intenção de votos
Na consulta sobre o Senado, quando o governador Ratinho Junior (PSD) aparece na disputa, ele lidera com 66,5% das intenções. A jornalista Cristina Graeml (Podemos) surge em segundo lugar, com 35,2%. Já o ex-senador Osmar Dias (PDT) aparece com 30,5%, o deputado estadual Filipe Barros (PL) com 16,6% e o deputado federal Zeca Dirceu (PT) com 11,5%.
Entre os entrevistados, 5,6% não souberam ou não opinaram e 6,6% declararam voto nulo ou em branco. Cenários sem Ratinho Junior foram avaliados separadamente, mostrando diferentes combinações de intenção de votos.
Notícias RelacionadasEconomiaMP Brasil Soberano: Entenda a medida que libera R$ 30 bi em créditos para amenizar tarifaço dos EUAProjetoGoverno do Paraná planeja BRT ligando Curitiba a Fazenda Rio Grande e Colombo

Aprovação de governos em Curitiba
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), registra aprovação de 80,5% entre os moradores da capital, segundo a mesma pesquisa. 17,1% desaprovam a gestão e 2,4% não souberam ou não responderam. Quanto à avaliação da administração, 64,4% consideram boa ou ótima, 9,7% ruim ou péssima e 24,3% regular.
Já o governador Ratinho Junior (PSD) apresenta aprovação de 81,1%, com 15,6% de desaprovação e 3,2% sem opinião. O governo estadual é considerado bom ou ótimo por 67,1%, ruim ou péssimo por 8,8% e regular por 22% dos entrevistados.
Reprovação do governo federal
Ao contrário dos índices positivos de Pimentel e Ratinho Junior, o presidente Lula (PT) enfrenta alta reprovação na capital paranaense. 63,5% desaprovam sua gestão, enquanto 33,7% aprovam. Entre os curitibanos, 51,4% consideram sua administração ruim ou péssima, 23,2% boa ou ótima e 23,8% regular.As pesquisas foram realizadas entre os dias 7 e 11 de agosto, em Curitiba, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
(Informações RIC)