fbpx

Desde 1968 - Ano 56

14.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolíticaRadar: Mourão, Boca, Adriane, TEA, Racib, Marçal, Zé Teixeira, Reinaldo, Exército e...

Radar: Mourão, Boca, Adriane, TEA, Racib, Marçal, Zé Teixeira, Reinaldo, Exército e Japorã

- Advertisement -

Juca Vinhedo –

Caminhos do trem

O vereador Marcelo Mourão (PL) participou, segunda-feira (17) em Brasília, de reunião de trabalho representando a Câmara de Dourados. No encontro discutiu-se a construção e reativação da ferrovia que liga São Paulo a Mato Grosso do Sul, já chamada de “Nova Ferroeste”. O encontro foi solicitado pelo secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab. A reunião aconteceu no Ministério dos Transportes.

Dourados e a ferrovia

Na reunião que aconteceu em Brasília, o vereador Marcelo Mourão defendeu que o traçado da ferrovia passe por Campo Grande e Maracaju, chegando em Dourados e seguindo rumo a Ponta Porã. “Não podemos deixar Dourados de fora dessa rota; vamos trabalhar por isso e também contar com a bancada federal para que possa, ao seu devido tempo, mostrar à cúpula do governo a importância desse traçado para o MS”, salientou o vereador.

Entre frutas, verduras e cultura

Acontece nesta sexta-feira (21), às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Dourados, o lançamento do livro “A Feira Livre da Rua Cuiabá: Sua História e Cultura – Da formação ao Patrimônio Público Cultural”, de autoria do artista (Ator, compositor, músico, artesão e produtor) Ilson Venancio, o popular “Boca”. Ao evento, é esperada a presença de aficionados pela arte e cultura, personagens do livro, políticos, entre outras lideranças.

Literatura na Câmara

Com apoio do Grupo Literário Arandu, a Câmara Municipal de Dourados realiza, de 26 a 28 de junho, a quarta edição da Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul (Felit-MS). Será na sede do legislativo, anexo ao shopping Avenida Center. Durante os três dias, serão realizadas várias atrações culturais, como declamação de poesias, músicas, teatro, contação de estórias, literatura de cordel, exposição de livros, poemas, fotografias, pintura de arte visual ao vivo, além de sessão de autógrafos.

Quem lê sabe mais

Na IV Felit-MS, representando um verdadeiro intercâmbio entre público, autores e demais artistas presentes, serão lançadas obras inéditas, como “Pantanais de Areia”, de Nelson Araújo Filho; “Lugar de Poesia”, de Paulo Portuga; “Diário de uma Idosa”, de Joana Prado; “Usina”, de Antônio Carlos Ruiz; “A Galáxia da Tipografia”, de Carlos Magno Amarilha; “A música que toca a alma”, de Gean Euzébio; “Desespero dos Apaixonados”, de Nakasone Raphael; e “Uma Viagem Fantástica”, de Odila Lange.

Atendendo os municípios

Reverberando pedido encaminhado pelo vereador douradense Laudir Munaretto (MDB), o deputado Zé Teixeira (PSDB) requisitou nesta terça-feira (18) a pavimentação asfáltica em toda a extensão da rua Arlindo Borba, no Bairro Jardim dos Estados, em Dourados. Zé Teixeira também solicitou a intervenção do Governo do Estado visando garantir ações de infraestrutura logística e segurança de trânsito nos municípios de Amambai e Fátima do Sul.

‘Força tucana’

Mais de mil lideranças de 15 municípios lotaram o Centro de Convenções de Bonito no final de semana para o terceiro evento “Força Tucana – Encontro de Lideranças e Estratégias Eleitorais”, promovido pela PSDB estadual e pelo Instituto Teotônio Vilela(ITV). “Foi uma demonstração de organização e força do partido que parte para as eleições com o firme propósito de promover gestão, gerindo os recursos públicos de forma a atender os anseios da população”, afirma o ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente estadual do partido.

Orgulho Autista I

O prédio do Congresso Nacional fica iluminado na cor azul, nos dias de hoje e amanhã (18 e 19) pelo Dia do Orgulho Autista. A iluminação especial atende a pedido do senador Romário (PL-RJ). O autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva a um déficit, em maior ou menor grau, em pelo menos uma das seguintes áreas: interação social, comunicação e comportamento.

Orgulho Autista II

Em Mato Grosso do Sul, um dos maiores apoiadores de políticas públicas em favor dos autistas é o deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS). A sede própria da AAGD – Associação dos Autistas da Grande Dourados é resultado de emendas parlamentares e da ação de Geraldo Resende como secretário estadual de Saúde.

Judiciário fez justiça

Em Bela Vista, uma servidora municipal, mãe de uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conseguiu na Justiça, por intermédio da Defensoria Pública, a redução de 50% de sua carga horária de trabalho, sem redução salarial. Ela solicitou à administração municipal a redução de sua jornada de trabalho, com os vencimentos integrais, mas o pedido foi negado pelo Município. No entanto, a justiça concedeu o benefício, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei 12.764/2012.

Mantendo a pré-candidatura

Após ter sido procurado para conversações pelo radialista Marçal Filho (PSDB) e Gianni Nogueira (PL), ambos pré-candidatos à Prefeitura de Dourados, o farmacêutico Racib Harb (NOVO) disse que o sentimento de seu grupo político é manter a pré-candidatura. “Constamos que a nossa pré-candidatura é aquela que representa o rompimento com a forma equivocada de se fazer política e gestão na cidade, sem as amarras costumeiras”, avalia Racib Harb.

Deixando os microfones

Pré-candidatos que apresentem programas de rádio ou televisão ficam proibidos de fazê-lo a partir de 30 de junho, ou seja, precisam deixar de apresentar programas radiofônicos ou de TV. Por outro lado, a partir de 6 de agosto, emissoras de rádio e de televisão não podem, em sua programação normal e em seu noticiário, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, divulgar nome de programa que se refira a candidata ou candidato escolhido em convenção. Em Dourados, é o caso do pré-candidato a prefeito Marçal Filho (PSDB) que tem programa com o mesmo nome na Rádio 94 FM.

Pré-pesquisa em Japorã

O prefeito Paulo Franjotti (PSDB), de Japorã, encontrou uma forma bastante democrática para escolher quem terá seu apoio na campanha pela própria sucessão: mandou fazer uma pesquisa com nove nomes, integrantes de seu grupo político e indicou o seu secretário Vitor Cunha da Rosa (mais conhecido como Malaquias) do Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente, como pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano, por ter tido a maior aceitação popular no Município.

União PT x PSDB

O lançamento da pré-candidatura de Malaquias (PSDB) em Japorã mostrou a força do prefeito Paulo Franjotti (PSDB). Mais de setecentas pessoas lotaram o Salão Paroquial para prestigiar o evento, realizado no último sábado (15). O evento contou com a presença de lideranças ilustres: líder do deputado estadual Londres Machado (PP); deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT; vice-presidente estadual do PT, Humberto Amaducci, além de secretários municipais e vereadores locais.

A boca fala…

Em Campo Grande, começaram as trocas públicas de farpas entre pré-candidatos, correligionários e apoiadores políticos. Exemplo foi recente evento público, no qual a prefeita Adriane Lopes (PP) sequer citou o deputado Beto Pereira (PSDB), seu pré-concorrente à Prefeitura da capital. O parlamentar não deixou barato e disse que a prefeita deve à bancada federal o “socorro” para a conquista de novas moradias em sua administração.

… o que o coração sente

Demonstrando uma certa mágoa, a senadora Soraya Thronicke (Podemos) também alfinetou a prefeita campo-grandense Adriane Lopes (PP) no lançamento do Programa “Bônus Moradia Emendas”, que teve a participação da bancada sul-mato-grossense, na formulação dos recursos para a construção de moradias populares. De público, a senadora lembrou o caso de uma favela que foi incendiada e que a prefeita recusou sua ajuda.

Mais um capítulo

O 9° BEC – Batalhão de Engenharia de Construção, do Exército, protocolou junto à prefeitura de Dourados, solicitação de agendamento da entrega oficial das obras de ampliação da pista do aeródromo local. No dia 30 deste mês o Exército fará a desmobilização do pessoal, marcando o término do Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado entre a SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil) e o Exército. A obra, no entanto, deve ser recebida oficialmente pela SAC e somente depois o “ok” será dado pelo Município.

ENQUETE

MAIS LIDAS