Quem era a mulher achada morta com sinais de estrangulamento dentro de casa

Foi identificada como Luana Mendes Darella a mulher de 29 anos assassinada dentro de casa em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. O crime ocorreu no domingo (16), quando ela foi achada com sinais de estrangulamento e um fio de carregador enrolado no pescoço que pode ter sido usado para cometer o crime.
O caso é investigado pela Polícia Civil como feminicídio. Até a manhã desta segunda-feira (17), não havia informações sobre o suspeito do crime.
Luana tinha dois filhos, uma menina de 7 anos e um menino de 4 meses, que estavam com vizinhos quando os policiais chegaram ao local e foram encaminhados à avó materna. Não há informação se as crianças presenciaram o crime.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/w/x/Ewm6waSPiE4iWbm06E2g/quem-era-a-mulher-achada-morta-com-sinais-de-estrangulamento-dentro-de-casa-em-criciuma.jpeg)
Luana Mendes Darella, de 29 anos. foi achada morta com sinais de estrangulamento em casa de Criciúma — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Informações iniciais apontam que o crime pode ter ocorrido durante a madrugada, por volta das 3h, no bairro Fábio Silva. A PM chegou ao local perto das 11h e encontrou a mulher deitada no sofá da casa sem sinais vitais.
O celular da vítima também foi achado na residência, recolhido e levado para análise pericial. Agora, a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami) investiga a dinâmica do assassinato.
Até quando?
De janeiro a junho deste ano, Santa Catarina registrou 28 feminicídios, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O número representa alta de 33,3% em relação ao mesmo período de 2025, quando 21 mulheres foram assassinadas em razão do gênero no estado.
(Informações g1)



